Home / Atualidades / Enem registra 27% de abstenção no primeiro dia

Enem registra 27% de abstenção no primeiro dia

Captura de tela 10 11 2025 163424 7d.com .br

Reprodução/Pexels

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicou a primeira prova no último dia 09, focada em linguagens, ciências humanas e redação. O primeiro dia registrou cerca de 27% de abstenção, mantendo uma taxa semelhante à do ano passado (26,6%). “A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, no último domingo, em depoimento divulgado no Portal Carta Capital. Cerca de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados para realizar o exame, mas 3.240 participantes foram eliminados por questões de irregularidades.

Segundo o ministro, os principais motivos envolvem o não atendimento às orientações dos fiscais, uso de equipamentos eletrônicos ou a saída do local de prova portando o caderno de questões antes do horário permitido (18h30). Ele também confirmou que o gabarito oficial do exame será divulgado no próximo dia 13. A prova do primeiro dia desafiou os estudantes com 90 questões de história, português, geografica, filosofia, sociologia, artes, educação física, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol), além da redação.

A redação

O Enem exigiu o desenvolvimento de um texto dissertativo argumentativo sobre as perspectivas acerca do envelhecimento da população brasileiro. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, definiu o tema como “linda” e “maravilhosa.” “Trabalhando com as habilidades e conhecimentos previstos nas nossas referências curriculares, é um grande tema para a gente discutir nos próximos dias. É a avaliação que o Enem representa da conclusão da educação básica no país”, disse.

(Fonte – Carta Capital)

Enem
Reprodução/Pexels

A reaplicação do exame acontecerá em 16 e 17 de dezembro. Entre os alunos que estão aptos para a segunda oportunidade, estão os estudantes vítimas do tornado que afetou o Paraná. Já o segundo dia de prova acontece em 16 de novembro, focado em ciências da natureza, biológicas e matemática.

Dicas para controlar a ansiedade

Psicólogos já estão de acordo sobre as ações que podem ajudar a reduzir a ansiedade na hora de provas importantes. A primeira dica é não estudar no dia que antecede a prova, para que a mente possa descansar e se recuperar para o grande dia. Exercícios de respiração, meditação e respiração também são recomendados. Além disso, especialistas dizem que é importante reduzir o uso de redes sociais. Para ajudar na concentração e dar um “boom” na energia mental, o candidato pode comer um chocolate ou algo rico em açúcar na hora da prova. Atualmente, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, seguido pelo SISU e PROUNE.

Acesse o Blog 7D para mais notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *