Reprodução/Instituto Butantan
A Anvisa assinou hoje, 26/11, um termo de compromisso para estudos e monitoramento da vacina da dengue de dose única, que foi produzida no Brasil. A decisão foi divulgada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A vacina está em desenvolvimento pelo Instituto Butantan, e a intenção é começar a aplicação das doses em 2026 de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Instituto, já existem cerca de 1 milhão de vacinas da dengue prontas para serem distribuídas.
Além disso, a estimativa do Instituto é alcançar a marca de mais de 30 milhões de doses em meados de 2026. “Hoje é um dia de alegria, de vitória da vacina, de vitória da ciência, de vitória da cooperação entre o SUS brasileiro e de suas instituições públicas que estão espalhadas pelo país, entre elas o Instituto Butantan.” A vacina é indicada principalmente para pessoas na faixa etária de 12 a 59 anos de idade, mas esse perfil pode ser amplicado de acordo com os estudos que estão sendo feitos.

A vacina será integrado ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Ainda segundo o governo, o Ministério da Saúde apresentará a nova vacina na próxima quinta-feira (27). “Queremos começar a utilização dessa vacina no começo do calendário vacinal de 2026” – afirmou Alexandre Padilha. “Temos que celebrar muito. A vacina é absolutamente segura e eficaz, e é a primeira do mundo contra a dengue em dose única” – afirmou o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em nota publicada no portal Terra.
O pedido para o registro da vacina aconteceu em 06 de fevereiro deste ano. Desde este dia, algumas exigências foram feitas ao Instituto para a avaliação da vacina. A primeira, no dia 14 do mesmo mês, a segunda em 22 de maio e a terceira em 02 de outubro. A análise terminou no último dia 18. As próximas etapas esperadas envolvem o registro no Diário Oficial e a assinatura do contrato entre o Butantan e Ministério da Saúde.
“A Vacina será colocada no calendário nacional do SUS a partir do ano que vem. Mas há a expectativa desse 1 milhão de doses ser usado já no mês de dezembro. E vamos trabalhar para que as 35 milhões de doses previstas cheguem o mais rápido possível, e não apenas no segundo semestre.” – Alexandre Padilha.
Dados confirmados
Segundo Priscilla Perdicaris, secretária-executiva da Saúde do Estado de São Paulo, este ano, o Brasil registrou 866 mil casos de dengue e 1.108 mortes confirmadas. “Mesmo antes da aprovação, o Butantan correu para produzir 1 milhão de doses, porque sabíamos que eram estudos robustos e que seriam aprovados”. Para a secretária, também é importante que a Butantan-DV seja em dose únca: “Para nós que estamos na operação, isso muda completamente a história do jogo: facilita a logística e aumenta a adesão da população”.
Segundo avaliação da Anvisa, a Butantan-DV apresentou uma eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos.
Alerta para os sintomas
Sintomas da dengue comum
- Dores no corpo
- Febre alta
- Náuseas
- Manchas avermelhadas pelo corpo
- Dor abdominal
- Vômitos
- Dor de cabeça
- Manchas no fundo dos olhos
Dengue hemorrágica (acontece geralmente quando o paciente é infectado pela segunda vez)
- Sangramento no nariz, gengiva ou na pele
- Febre alta
- Náuseas
- Dor abdominal
- Vômitos
- Dor de cabeça
- Manchas no fundo dos olhos
- Manchas pelo corpo
- Erupções cutâneas
- Hemorragia interna
- Confusão mental
Em caso de suspeita de dengue, é recomendado procurar um médico imediatamente, principalmente em caso de dengue hemorrágica.
Acesse o blog 7D para mais notícias






