Há poucos dias do sorteio e cada vez mais perto da Copa do Mundo, a FIFA divulgou oficialmente nesta terça-feira (25) os potes já determinados, além das regras, especificações e outras informações do evento que definirá os grupos da maior competição do mundo. O sorteio está marcado para 5 de dezembro, em Washington, nos Estados Unidos, às 14h, no horário de Brasília.
Como funcionará o sorteio?
As seleções estarão divididas em quatro potes, com 12 países em cada um deles. No primeiro pote, estão além dos países-sede (Canadá, México e Estados Unidos), os melhores ranqueados pela FIFA, classificados de forma direta nas eliminatórias de seus respectivos continentes. (Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha). Vale lembrar que o restante dos potes também foi dividido via ranking.
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2.
No pote 4, ainda existem indefinições em relação a quais países ocuparão as vagas das repescagens, tanto europeias quanto intercontinentais, que acontecem em março de 2026.
As limitações são simples: Uma equipe de cada confederação por grupo, com exceção da UEFA, que por ter um número maior de participantes, pode acabar tendo duas seleções em um grupo, sendo este o limite apenas para os eruopeus.
Além disso, os quatro melhores ranqueados estarão em chaves opostas no torneio, algo também pré-determinado pela FIFA, por exemplo: O primeiro colocado do ranking – A, segundo colocado – B, terceiro colocado – A, quarto colocado -B.
Também já foi definido que o México será o cabeça de chave do grupo A, o Canadá no grupo B e os Estados Unidos do grupo C, como o regulamento manda em relação aos países-sede, sendo neste formato, pela primeira vez mais de uma sede para o Mundial.
A repescagem europeia, será jogada em formato de semifinal e final, com um vencedor classificado em cada um dos quadrangulares, com os confrontos ainda a serem determinados. Enquanto isso, as intercontinentais serão disputadas em formato triangular.
Seleções da Repescagem da Europa:
- Europa A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia.
- Europa B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia.
- Europa C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo.
- Europa D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte.
Seleções da Repescagem Intercontinental:
- Intercontinental 1: República Democrática do Congo, Jamaica e Nova Caledônia.
- Intercontinental 2: Bolívia, Suriname e Iraque.
Formato da Copa do Mundo
A Copa do Mundo 2026 terá 48 seleções, como anunciado previamente, divididas em doze grupos com 4 equipes, levando os dois melhores de cada grupo, junto dos oito melhores terceiros colocados, para a fase de dezesseis-avos de final, novidade deste mundial, que para os semifinalistas, terá 8 jogos ao invés dos 7 de costume.




