Após o grande jogo entre Flamengo x Palmeiras, onde os cariocas venceram por 3×2, no duelo mais aguardado do futebol brasileiro em 2025. Porém, como de costume no futebol brasileiro, o jogo foi repleto de polêmicas e reclamações, em especial por parte da comissão técnica, diretoria e jogadores do Palmeiras, com respostas dos dirigentes Rubro-Negros.
Pressão em Flamengo x Palmeiras
Para contextualizar a pressão do jogo de ontem, é importante lembrar do que aconteceu no início do mês: São Paulo x Palmeiras, no Morumbis. Talvez tendo sido a partida mais polêmica do campeonato, que gerou declarações, notas oficiais, reclamações de muitos times do campeonato, em especial Flamengo e Palmeiras, além do São Paulo, prejudicado no jogo em questão.
Desde aquela ocasião, o jogo entre Flamengo x Palmeiras, que já era naturalmente tenso, se tornou ainda mais aguardado e pressionado, principalmente para a equipe de arbitragem, já que as duas equipes, entre notas e declarações, se manifestaram antes da partida do último domingo (19).
O jogo, para não perder o costume, contou com algumas polêmicas em relação à arbitragem de Wilton Pereira Sampaio, que geraram reclamações do lado palmeirense e respostas dos flamenguistas. Os lances mais falados foram um possível pênalti de Gustavo Gómez, após empurrão de Jorginho, além de uma possível falta de Danilo em Vitor Roque em lance que gerou o pênalti de Fuchs em Pedro, acabando no segundo gol do Fla.
Declarações após o jogo
As declarações, até pelo nível de tensão do jogo, aconteceram em uma temperatura bem alta, com frases fortes, principalmente nas que serão mostradas aqui: Anderson Barros, que usou o termo “hipocrisia” para definir a situação, enquanto Filipe Luis disse que se existe um clube que não pode reclamar de arbitragem, é o Palmeiras, além de José Boto, que já havia se pronunciado antes, voltou a criticar a pressão do Palmeiras sobre a equipe responsável por apitar o jogo.
“Diferentemente de alguns clubes, que justificam seus insucessos culpando terceiros, não vamos responsabilizar a arbitragem pelo resultado de hoje. Perder ou ganhar faz parte do jogo, e estou orgulhoso pela forma como nos impusemos fora de casa contra uma grande equipe. Mas não podemos tolerar a hipocrisia. […] É inaceitável que o Filipe Luís e o Boto sigam fazendo acusações contra o Palmeiras, ainda mais depois de um jogo em que houve erros da arbitragem que favoreceram o Flamengo. – Anderson Barros, em nota oficial (Trecho retirado do GE)
“No momento da substituição foi um erro mais nosso, de comunicação entre nós, do que do árbitro (Sobre o lance do gol de Vitor Roque). Mas não sinto que nenhuma equipe foi prejudicada pela arbitragem. E, convenhamos, se tem uma equipe que não pode falar da arbitragem, são eles, o Palmeiras. Para mim é justo o resultado.” – Filipe Luis, em coletiva pós-jogo. (Aspas retiradas do GE)
“Ficaram muito tempo calados. Vem uma arbitragem normal e já estão a reclamar, não é? É verdade que houve uma pressão grande na arbitragem. As pessoas têm de ter algum consenso, não foi só a arbitragem, foi o doping. Muita pressão, e eu acho curioso o Palmeiras estar-se a queixar. Ainda não ouvi, mas estão a queixar. Acho que tem muito pouca coisa para se queixar.” -José Boto, em entrevista após Flamengo x Palmeiras. (Aspas retiradas do GE)
Na tarde desta segunda-feira (20), a CBF liberou os áudios do VAR em relação aos lances reclamados pelo Palmeiras, que segundo informações, ficou irritado com a atuação de Wilton Pereira Sampaio, inclusive dentro do campo, quando logo após o apito final, Piquerez e o auxiliar João Martins foram expulsos pelo árbitro.




