Flamengo x Palmeiras já travaram verdadeiras batalhas gigantescas no âmbito do futebol brasileiro e sul-americano. Agora, voltam a se enfrentar, na qual talvez seja a maior final entre brasileiros na história da Libertadores, no momento que os dois times se consolidam cada vez mais como dominantes no futebol nacional.
A bola rola em Lima, na capital peruana, às 18h, no horário de Brasília (16h no horário local), com transmissão da ESPN, Rede Globo e GE TV. A partida acontecerá no Monumental U, estádio com capacidade para mais de 80 mil torcedores, sendo um dos maiores da América do Sul.
Vamos relembrar alguns confrontos históricos entre Flamengo x Palmeiras, que já estiveram frente a frente em finais quatro vezes, com duas vitórias para cada lado!
Flamengo 7 x 6 Palmeiras – Final da Copa Mercosul 1999
O placar de 7×6 pode assustar, mas se trata da soma no placar agregado daquela final. No jogo de ida, com mando do Flamengo, vitória dos cariocas por 4×3, com gols de Juan, Caio (2x) e Reinaldo para o Fla e Junior Baiano, Aspirilla e Paulo Nunes para o Verdão. Na volta, empate em 3×3 e título assegurado para o Rubro-Negro naquela ocasião.
Palmeiras 2 x 1 Flamengo – Final da Libertadores de 2021
Assim como será em 2025, Palmeiras e Flamengo se encontraram na maior decisão do continente, com o Alviverde levando a melhor naquela situação. O primeiro gol veio cedo, com Raphael Veiga, em jogada trabalhada partindo de Gustavo Gómez. O Flamengo não foi tão eficaz no primeiro tempo, mas no segundo tempo, com uma boa pressão, chegou ao gol com Gabriel, empatando o jogo e levando para a prorrogação.
No tempo extra, ainda na primeira etapa, um dos lances mais memoráveis da história do confronto e do futebol aconteceu. Andreas Pereira acabou escorregando e Deyverson, atacante que havia acabado de entrar, aproveitou e saiu cara a cara com Diego Alves para colocar o Palmeiras na frente e dar o título ao Verdão.
Finais de Supercopa do Brasil
Flamengo 2×2 Palmeiras – 2021
Na Supercopa de 2021, primeira disputada entre eles, Raphael Veiga abriu o placar em um golaço com um minuto de jogo. Ainda na primeira etapa, Gabriel e Arrascaeta viraram para o Flamengo, sofrendo o empate apenas aos 30 minutos da segunda etapa, em pênalti cobrado pelo próprio autor do primeiro gol, Veiga, empatando e levando para as penalidades.
Nos pênaltis, uma longa disputa que terminou em 6×5 para o Flamengo, com duas defesas de Diego Alves, confirmando o título para o Rubro-Negro.
Palmeiras 4×3 Flamengo – 2023
Em um dos melhores jogos da história da competição, o Palmeiras conquistou a Supercopa em cima do Flamengo. O primeiro tempo acabou 2×1 para a equipe paulista, que após gol de Gabigol, virou a partida com Raphael Veiga e Gabriel Menino, em um golaço.
Na volta do intervalo, Gabriel foi às redes de novo e empatou. Logo depois, Veiga desempatou de pênalti, e quase instantaneamente, Pedro empatou novamente, em um belíssimo gol. A decisão do placar veio mais para o fim da partida, com Gabriel Menino, contando com desvio que tirou a bola do alcance do goleiro Santos, dando a vitória para o Palmeiras.




