Wander Venâncio/Reprodução
Na manhã do último domingo, 12, banhistas flagraram uma sucuri gigante às margens de um rio perto do Esplanada Thermas Park, em Rio Quente, (GO). Uma testemunha que estava por perto viu o animal e chamou o resgate. Os bombeiros confirmaram que a espécie havia se escondido sob o piso de concreto da escada que dá acesso ao clube.
Após o flagrante, um salva-vidas fez o isolamento imediato da área. A serpente foi devolvida para uma área isolada do rio, longe da vida humana. Em nota publicada na CNN, o gerente administrativo do Esplanada Thermas Park afirmou que ninguém se feriu. O animal possuía aproximadamente cincoo metros de comprimento.
Recentemente, um caso parecido aconteceu em Porto Seguro, (BA), no último dia 10, (sexta-feira). Uma sucuri de dois metros foi encontrada no bairro de Mundaí. A serpente foi resgatada e solta em uma área de proteção ambiental.

O temperamento da sucuri
A serpente é predadora, mas não é venenosa, e é típica da região tropical da América do Sul. Esses animais costumam viver próximos a rios, brejos e pântanos, e são divididas em cinco sub espécies:
Eunectes murinus (sucuri-verde do sul), Eunectes akayima (recém descoberta), Eunectes notaeus (sucuri-amarela), Eunectes beniensis (sucuri-de-beni) e Eunectes deschauenseei (sucuri-malhada). A sucuri verde é considerada a maior serpente do mundo.
(National Geography Brasil).
Ao encontrar sua presa, ela enrola seu corpo ao redor do animal e aperta seu corpo até a morte. Em setembro deste ano, a CNN noticiou um caso de uma sucuri que engoliu um tucano enquanto o pássaro bebia água, em Mato Grosso do Sul. Daniel Stuginski, técnico do Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantã, afirma que a espécie pode caçar até mesmo animais como jacarés, capivaras, porcos-do-mato e antas jovens.
Não há registros de ataques mortais a humanos. Segundo o biólogo Henrique Abrahão Charles, apesar de não serem peçonhentas, recomenda que os humanos mantenham distância da sucuri:
“Apesar de não serem serpentes peçonhentas, as sucuris possuem uma dentição bastante interessante. Se morderem alguém, podem causar ferimentos que exigem sutura. Por isso, não é prudente se aproximar”
“O que aconteceu é que se trata de uma serpente aquática, então ela busca permanecer em ambientes próximos à água. Ela estava passando por ali e o único local que encontrou para se abrigar foi aquele buraco” – completou.





