Na próxima quarta-feira (10), o Flamengo enfrentará o Cruz Azul, equipe tradicional do futebol mexicano, no primeiro passo rumo ao bicampeonato mundial. Como campeão da Libertadores, o clube brasileiro precisará passar pelos mexicanos, eliminar o Pyramids, do Egito, chegando à decisão diante do PSG, sendo tudo isso entre os dias 10 e 17 de dezembro.
O duelo entre Flamengo e Cruz Azul acontece a partir das 14h00, no horário de Brasília, com transmissão da Rede Globo, da GE TV e da Cazé TV, as duas últimas no YouTube.
Como chega o Flamengo?
O Flamengo tem a possibilidade de terminar uma temporada mágica, de maneira ainda melhor, já tendo vencido Libertadores e Brasileirão, na última semana, agora podendo conquistar o seu segundo Mundial de Clubes.
O formato e a proximidade dos jogos obrigam que Filipe Luís tenha que dosar a minutagem dos jogadores, muito por conta de serem os últimos jogos de uma temporada exaustiva.
O Fla já está no Catar, onde serão disputados os jogos da competição, provavelmente indo com esta escalação para enfrentar o Cruz Azul: Rossi, Varela (Royal), Danilo (Léo Ortiz), Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, Jorginho, Arrascaeta; Samuel Lino (Luiz Araújo), Carrascal e Bruno Henrique (Plata).
O treinador da equipe carioca não deve contar com o retorno de Pedro, que não pôde atuar na decisão contra o Palmeiras e na reta final do Brasileirão, ficando de fora também do Intercontinental.
Vale lembrar que caso avance de fase, o Flamengo enfrenta o Pyramids, do Egito, no dia 13 de dezembro, e em caso de avançar novamente, chegará à final contra o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, no dia 17 de dezembro.
Como chega o Cruz Azul?
É inegável que o Cruz Azul é uma das equipes mais tradicionais do futebol mexicano, sendo muito conhecida fora do país. Porém, hoje se encontra em um patamar, técnico e financeiro, abaixo do Flamengo e de outros clubes brasileiros.
Na questão física, vale lembrar que disputaram a semifinal do Torneio Apertura, primeira parte do campeonato nacional, sendo eliminado para o Tigre, nos pênaltis, em um jogo muito pegado e muito intenso por parte das duas equipes.
Possivelmente com algumas mudanças, mas praticamente certo que irá com a mesma base de time, o Cruz Azul deve enfrentar o Flamengo com: Gudiño, Ditta, Lira, Orozco; Sánchez, Márquez, Rodríguez, Campos; Paradela, Rivero e Fernández.
Uma curiosidade é que o treinador da equipe é o argentino Nicolas Larcamon, que treinou o Cruzeiro no início de 2024, com apenas 14 jogos no comando e um bom aproveitamento, com 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. O Cruz Azul é o quarto clube dele no futebol mexicano, tendo passagens por Puebla, Léon e Necaxa.




