Home / Esporte / Abel Ferreira critica início do Paulistão e alerta para riscos físicos no começo da temporada

Abel Ferreira critica início do Paulistão e alerta para riscos físicos no começo da temporada

Foto: Reprodução/Instagram/@palmeiras/@coachabelferreira

Reapresentado ao Palmeiras para a abertura da temporada, o técnico Abel Ferreira voltou a se posicionar publicamente contra o calendário do futebol brasileiro, com foco especial no início do Campeonato Paulista. A competição estadual começa no próximo fim de semana, e o Palmeiras entra em campo já no sábado (10/1), às 20h30, contra a Portuguesa, no Estádio do Canindé, após apenas quatro dias de preparação desde o retorno das férias.

Em entrevista à TV Palmeiras, o treinador português demonstrou preocupação com o curto intervalo entre o fim do período de descanso dos atletas e o primeiro compromisso oficial do ano. Segundo Abel, o cenário exige atenção principalmente no que diz respeito à saúde física dos jogadores e à desigualdade de condições entre os clubes.

“Não posso deixar de fazer uma crítica construtiva à Federação Paulista de Futebol. Tendo em conta que algumas equipes ficaram até mais tarde a competir, não me parece sensato, e quem cuida da saúde dos jogadores… no final de uma semana, já ter o primeiro jogo oficial. Enquanto outros clubes estão se preparando desde novembro, dezembro”, afirmou.

Reprodução / Instagram / @palmeiras
Foto: Reprodução/Instagram/@palmeiras/@coachabelferreira

Preparação reduzida e gestão do elenco

Abel Ferreira reconheceu que, apesar da discordância com o calendário, o Palmeiras precisará se adaptar rapidamente às circunstâncias impostas. O treinador ressaltou que o elenco retorna de um período de férias e que a comissão técnica terá de encontrar soluções para lidar com o desgaste físico e a necessidade de readaptação dos atletas.

“Não acho que seja justo. Mas é algo que devemos pensar e refletir. Mas o treinador do Palmeiras vai fazer o que sempre tem feito. Usar todos os recursos que tem para aproveitar essa parte, porque sabemos que os jogadores vêm de um período de férias”, explicou.

Na sequência, Abel destacou que a administração do elenco será fundamental nas primeiras rodadas do Estadual, levando em consideração o calendário extenso e exigente que o clube enfrentará ao longo da temporada.

“De qualquer maneira, temos de nos adaptar, arranjar soluções e aproveitar este período para dar oportunidade a todos os jogadores, porque vai ser humanamente impossível escolher uma equipe e começar já a estourá-la no começo de uma temporada longa e desgastante”, completou.

Peso do Campeonato Paulista no projeto do clube

Mesmo com as críticas ao calendário, Abel Ferreira fez questão de reforçar a importância do Campeonato Paulista dentro do planejamento esportivo do Palmeiras. O treinador destacou que o clube trata o torneio com o mesmo nível de seriedade e exigência de competições nacionais e internacionais.

“O Palmeiras, nos últimos anos, deu provas do que significa essa competição para nós. Ganhar o Paulista e ganhar a Libertadores dá o mesmo trabalho, na minha opinião. Claro que para quem é torcedor pode pensar de forma diferente, mas para mim dá o mesmo trabalho”, declarou.

Vice-campeão estadual em 2025, após perder a final para o Corinthians, o Palmeiras inicia a edição de 2026 mantendo o discurso de competitividade, mesmo diante das limitações do início de temporada.

“Vamos encarar esta competição como sempre fazemos, prepará-la também no sentido de carregar as baterias aos nossos jogadores e entrar em todos os jogos com a mentalidade de jogar para ganhar até o último segundo”, concluiu o treinador português.

Foto: Reprodução/Instagram/@palmeiras/@coachabelferreira
Foto: Reprodução/Instagram/@palmeiras/@coachabelferreira
SaveClip.App 563395395 18528731602011452 3210850617965426417 n
Foto: Reprodução/Instagram/@palmeiras

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *