Na madrugada de segunda para terça (13 para 14), um incêndio aconteceu em uma subestação, localizada no estado do Paraná, provocando um verdadeiro apagão no Sistema Interligado Nacional (SIN), levando a falta de energia em estados de Norte a Sul do país.
Como foi o apagão?
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia informaram que a ocorrência teve início por volta das 00h32, em Bateias, Região Metropolitana de Curitiba, gerando todo o caos momentâneo citado.
O apagão ainda foi além do setor residencial, afetando serviços de transporte público, estações de metrô e sistemas de sinalização urbanos em diferentes capitais, além de pontos de comércio que acabaram ficando sem funcionamento por algum tempo.
Segundo o ONS, a falha resultou no desligamento controlado de cerca de 10.000 MW de carga, afetando múltiplos sistemas de eletricidade, provocando apagões em pelo menos doze estados do país, além do Distrito Federal, de acordo com apurações de portais e relatos de moradores, que sofreram com a falta de energia.
Em diferentes regiões, os relatos de interrupção também são distintos, já que em alguns locais a energia foi restabelecida em menos de uma hora, enquanto em outros, a volta total demorou cerca de até duas horas e meia. O episódio gerou também a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que se trata de um procedimento montado para reduzir temporariamente o fornecimento onde for necessário, evitando sobrecarga que poderia causar danos muito maiores ao sistema interligado.
Com tudo isso, de acordo com o Portal Agência Brasil, o governo convocou uma reunião de emergência com representantes da ONS e com outras empresas para apurar causas, responsabilidades e medidas para corrigir a situação, além de iniciar investigações técnicas no local.
Especialistas entrevistados por diferentes veículos de imprensa dizem que, mesmo que o Brasil tenha uma rede de transmissão ampla, esse tipo de acontecimento em uma infraestrutura de forma crítica pode provocar efeitos maiores em sequência, quando ocorrem em nós estratégicos da rede.
Trecho do comunicado emitido pela ONS sobre o apagão
“A ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste. […] Uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje. O ONS deverá realizar ainda uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação – RAP até sexta-feira, 17/10.”
Trecho do comunicado da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)
“A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa, sobre a ocorrência desta terça-feira (14/10) às 0h32 que afetou sete estados do Sistema Interligado Nacional (SIN), que enviou ofícios às empresas envolvidas para cobrar explicações sobre a interrupção no fornecimento de energia. […] Importante informar, conforme dados do ONS, que todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas em até 1h30 da interrupção e as cargas da região Sul retornaram às 2h30 após a ocorrência.”




