Em jogo recheado de emoção, o São Paulo consegue voltar vivo para o MorumBIS, com um placar de 0x0 no Estádio Atanasio Girardot, em Medellin.
A partida começou com uma pressão total dos donos da casa, que haviam vencido todos os jogos dentro do seu estádio, contra Nacional (3×0), Bahia (1×0) e Internacional (3×1), na fase de grupos da competição. Agora, nas oitavas, o Atlético Nacional teve o seu primeiro jogo sem marcar gols dentro de casa na Libertadores, porém não faltaram oportunidades.
Os mandantes tiveram um pênalti, logo aos 20 minutos de jogo, após toque na mão do zagueiro Ferraresi, que estava com o braço bastante aberto dentro da área. Na cobrança, Cardona, camisa 10, chutou à esquerda do gol de Rafael, mantendo o placar igual.
Após melhorar depois do pênalti perdido, com algumas chances, o São Paulo voltou a sofrer uma pressão antes do apito para o intervalo, mas conseguiu sair ileso novamente nos 45 minutos iniciais.
Na volta para a segunda etapa, o Tricolor tentava articular, mas sem sucesso nas ações, até que em dois lances, o Atlético Nacional testou o coração dos torcedores do São Paulo. Primeiro, em bola cruzada na área, Marlos Moreno, que passou pelo Flamengo em 2018, acerta um belo voleio e a bola belisca a trave, com a zaga conseguindo afastar.
Poucos minutos depois, em falta no ataque do São Paulo, o Nacional ganha a bola no meio-campo, novamente com Marlos Moreno, eleito o melhor em campo, que ganha de Cedric e Enzo Diaz na velocidade e rola para Marino Hinestroza, que finaliza cruzado na trave de Rafael.
Logo após duas bolas na trave, Ferraresi comete outro pênalti, desta vez em Alfredo Morelos, que estava protegendo a bola, e o zagueiro venezuelano acabou chegando atrasado, derrubando o camisa 9 colombiano dentro da área.
Cardona foi novamente para a cobrança e… Perdeu de novo! Desta vez, a cobrança do camisa 10 foi defendida pelo goleiro Rafael, novamente sendo batida do lado esquerdo. Depois da segunda penalidade desperdiçada, o meia foi substituído e saiu de campo chorando.
O jogo se encerrou em 0x0, mesmo com o turbilhão de chances do Atlético Nacional, e agora a decisão está marcada para o MorumBIS, onde o São Paulo possui uma conexão especial em noites de Libertadores, e aposta nisso e na qualidade da sua equipe e treinador para vencer a equipe colombiana no duelo de volta.
Nesta Libertadores, o São Paulo possui dois empates (Alianza Lima e Libertad) e uma vitória em casa (Talleres), enquanto fora de casa, o Atlético Nacional perdeu todas as partidas, para Internacional (3×0), Bahia (1×0) e Nacional (1×0).
Para o jogo da volta, o São Paulo ainda não deve contar com Arboleda e Oscar, mas já deve ter Lucas, que jogou cerca de 30 minutos na partida, com maior ritmo de jogo após o tempo parado. No sábado, o Tricolor viaja para Recife para enfrentar o Sport, lanterna do Campeonato Brasileiro, porém chega com moral após vitória sobre o Grêmio na última rodada.