O São Paulo visita a LDU, em Quito, nesta quinta-feira (18) com um tabu a ser quebrado: O Tricolor nunca venceu a equipe equatoriano em seu país, tendo ido ao Equador em três oportunidades, somando 3 derrotas e um agregado de 9×3. Por outro lado, o São Palo venceu todos os enfrentamentos no MorumBIS, sem sofrer nenhum gol, inclusive.
Histórico ruim na altitude
Quito, capital equatoriana, conta com mais de 2.800 metros de altitude, e não costuma ser um local muito agradável aos clubes brasileiros, que possuem um retrospecto ruim jogando nestas condições.
Na Libertadores 2025, Flamengo e Botafogo visitaram a LDU, com um empate (Flamengo 0x0) e uma derrota (Botafogo 2×0), que inclusive marcou a eliminação do Glorioso, na fase anterior.
Falando sobre o São Paulo, a equipe paulista visitou a altitude de Quito diante da LDU em três oportunidades: Duas pela Libertadores e uma pela Sul-Americana. O resultado não é nada agradável, já que soma um agregado negativo de 9×3, com 3 derrotas em 3 jogos.
2004 – Libertadores
Na fase de grupos da Libertadores de 2004, São Paulo e LDU se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. Porém, na altitude de Quito, a partida acabou em 3×0 para os equatorianos, em um resultado impactante, já que a equipe brasileira era bastante superior, com o resultado sendo completamente influenciado pelas condições da partida.
2020 – Libertadores
Mais uma vez pela fase de grupos da Copa Libertadores, uma nova derrota da equipe Tricolor diante da LDU, desta vez por 4×2, tendo sofrido 3×0 apenas na primeira etapa, conseguindo igualar parcialmente no segundo tempo, quando já era tarde e o cansaço pela altitude era notório.
2023 – Sul-Americana
Agora pela Sula de 2023, o São Paulo de Dorival Júnior sofreu dois gols muito rápidos, perdendo por 2×0 já na primeira etapa. Apesar da pressão da LDU, o São Paulo conseguiu escapar de sofrer mais gols e com a entrada de Lucas melhorou, com o próprio camisa 7 marcando o gol de desconto, com a partida terminando em 2×1.
Retrospecto no Morumbi
Jogando em casa, o São Paulo venceu a LDU nos três confrontos, apesar de ter sido eliminado nos pênaltis em 2023, mesmo vencendo por 1×0. Em 2004 e 2020, conquistou vitórias por 1×0 e 3×0, respectivamente, fazendo valer a superiodade técnica, que se torna algo secundário nas condições da altitude.
Análise da partida desta quinta-feira (18)
O São Paulo vive seu melhor momento na temporada e enfrenta um desafio dificílimo, contra uma LDU que não perde em casa há 37 partidas, um retrospecto impressionante.
Sofrendo muito com lesões, o Tricolor de Hernán Crespo não terá nomes experientes como Lucas, Oscar e Calleri, lesionados junto de outros jogadores importantes, que não estarão à disposição do treinador argentino. Com isso, a escalação deve trazer: Rafael; Cedric, Ferraresi, Alan Franco, Arboleda, Enzo Díaz; Bobadilla, Marcos Antônio, Alisson (Rodriguinho); Ferreira (Rigoni) e Luciano.
Nesta segunda passagem pelo São Paulo, Crespo soma apenas duas derrotas, tendo vencido 8 das 11 partidas de Brasileirão em que dirigiu a equipe e empatando as duas partidas das oitavas de final contra o Atlético Nacional (COL), em que o Tricolor se classificou nos pênaltis.
A LDU chega embalada após eliminar o atual campeão Botafogo, contando com a força da sua casa e da torcida, que deve lotar o Rodrigo Paz Delgado, com mais de 32 mil ingressos vendidos para o confronto desta noite (18).
A bola rola a partir das 19h, em duelo válido pela ida das quartas de final da Libertadores, com a decisão marcada para o MorumBIS, na próxima quinta (25).