Na noite desta terça-feira (12), em dia que marca o retorno da Libertadores nesta temporada, o São Paulo irá revisitar um grande carrasco da sua história continental recente: o Atlético Nacional de Medellin. O último confronto entre as equipes ocorreu em 2016, sendo o mais emblemático deles, com certeza, porém não foi a única vez que estiveram frente a frente em competições continentais.
Libertadores 2016 – Semi-Final
Há nove anos atrás, aconteceu o último encontro entre as duas equipes, marcando o duelo pela semifinal da Libertadores 2016, valendo vaga na grande decisão da competição. Infelizmente para o clube paulista, que foi eliminado, as duas partidas ficaram muito marcadas por erros e polêmicas de arbitragem.
No primeiro jogo, quando o São Paulo estava jogando bem, o zagueiro Maicon é expulso aos 30 minutos do segundo tempo, após uma pequena confusão com o atacante Borja. Após o cartão vermelho, o Tricolor sofreu dois gols de maneira muito rápida e acabou levando uma grande desvantagem para o jogo de volta, na Colômbia.
As maiores polêmicas ficaram para o jogo da volta. O São Paulo reclama até hoje sobre a arbitragem daquele confronto, onde o clube teria um pênalti não marcado, em Hudson, um pênalti questionável a favor do time colombiano e um outro cartão vermelho para o São Paulo, já no final do jogo, que acabou 2×1 para o Atlético Nacional.
Copa Sul-Americana 2014 – Semi-Final
Mais uma semi-final entre Atlético Nacional e São Paulo, agora pela Copa Sul-Americana. No duelo em questão, o primeiro jogo aconteceu na casa dos colombianos, onde venceram por 1×0 e levaram a vantagem mínima para o Morumbi.
Na volta, o São Paulo conseguiu empatar o placar agregado com gol de falta de Paulo Henrique Ganso, camisa 10 da equipe naquela época. Após o tempo normal, a disputa de pênaltis ficou marcado por muitos erros do Tricolor, que acabou eliminado dentro de sua casa.
Na final, o Atlético Nacional enfrentou o River Plate, da Argentina, e acabou sendo derrotado.
Copa Sul-Americana 2013 – Quartas de Final
O Tricolor eliminou o time colombiano em 2013, vencendo o primeiro jogo no Morumbi de maneira emocionante, com um golaço de Jádson e dois gols do zagueiro Antônio Carlos, sendo um deles nos acréscimos, para dar a vitória por 3×2 ao clube da casa.
Na volta, um empate em 0x0 garantiu a vaga do Tricolor na semi-final daquele ano, onde foi eliminado pela Ponte Preta, sensação da Sul-Americana naquela temporada.
Outros confrontos
As equipes estiveram frente a frente em 1993 e 1994 pela Supercopa da Libertadores, com quatro confrontos neste período, com 2 vitórias do São Paulo, 1 do Atlético Nacional e 1 empate.
Também tiveram confrontos pela fase de grupos da Libertadores de 2008, com um empate por 1×1 na Colômbia e uma vitória São-Paulina por 1×0 no Morumbi. Naquela edição, o São Paulo chegou às quartas de final, sendo eliminado para o Fluminense, que seria vice-campeão da competição.
Informações do jogo
Agora em 2025, o encontro é válido pelas oitavas de final da Libertadores 2025, com o primeiro jogo sendo no Estádio Atanasio Girardot, em Medellin, e a volta no Estádio MorumBIS, por conta do Tricolor ter a melhor campanha na competição.
A bola rola a partir das 21h30, com transmissão exclusiva do Paramount+, tanto nesta terça-feira (12), quanto na próxima (19).