Assim como ontem, hoje é um dia de decisão para os brasileiros na Libertadores!
São Paulo e Flamengo buscam se juntar ao Palmeiras e formar uma semifinal “75% brasileira”, mantendo o domínio dos últimos 10 anos do futebol brasileiro na América do Sul. Para isso, confira as missões e os números que envolvem os confrontos desta noite!
São Paulo x LDU – 19h
Para que isso aconteça, o São Paulo escalar uma montanha construída no alto de uma outra, em Quito, já que a vantagem de 2×0 da LDU no jogo de ida deixou o Tricolor em uma situação complicada. Do outro lado, o Flamengo visita o Estudiantes na Argentina, onde sabe que enfrentará um clima hostil e típico de Copa Libertadores da América, com tudo que envolve esta competição e sua mística.
A última vez que o São Paulo virou um placar de dois gols de diferença em Libertadores, foi em 1993, coincidentemente no ano em que foi bicampeão da América, quando reverteu um 2×0 sofrido para o Newells Old Boys, na reedição da final do ano anterior.
O retrospecto contra a LDU no Morumbi é favorável, mas conta com um “porém”: O Tricolor venceu apenas uma vez com a diferença necessária para ter a chance de se classificar. Em três encontros, foram dois placares magros, de 1×0 e um 3×0, na fase de grupos de 2020, no último jogo com torcida antes da pandemia.
Na Libertadores atual, o São Paulo tem um retrospecto melhor fora de casa comparado aos jogos no MorumBis, com 3V, 1E e 1D longe de sua casa, contra 1V e 4E dentro de casa.
O São Paulo, além de ter um time com mais qualidade, conta com casa cheia, com 60 mil torcedores na noite desta quinta (25).
Vale lembrar que a LDU já enfrentou dois brasileiros, além do São Paulo, nesta edição da Libertadores: Perdeu por 1×0 para o Botafogo e por 2×0 para o Flamengo.
Estudiantes x Flamengo – 21h30
Já o Flamengo, tem uma missão que parece mais “tranquila” que a do São Paulo, porém enfrentará um Estudiantes que conta com o apoio de sua torcida, sua camisa pesada na competição (4 títulos) e a continuidade do clima do primeiro jogo, onde fez um gol no final e teve diversas polêmicas a favor do time argentino.
Com a anulação da expulsão de Plata, o equatoriano deve ser um dos escolhidos do ataque de Filipe Luis, que como de costume em jogos fora de casa, gosta de que seu time pressione muito o adversário.
Outra novidade é Jorginho, que volta após edema na coxa, provavelmente já como um dos onze iniciais do Rubro-Negro para o confronto desta noite.
O Flamengo busca voltar à semifinal da Libertadores, já que desde 2022, quando foi campeão, soma duas eliminações dolorosas, contra Olimpia e Peñarol, onde perdeu oportunidades de chegar mais longe.
O Estudiantes já enfrentou outro brasileiro nesta Libertadores: o Botafogo. Venceu por 1×0 em sua casa, resultado que se acontecer hoje, leva a disputa aos pênaltis, e perdeu por 3×2 em um jogo eletrizante no Nilton Santos.