Home / Esporte / Santos acerta retorno de Gabigol por empréstimo e define divisão salarial com o Cruzeiro

Santos acerta retorno de Gabigol por empréstimo e define divisão salarial com o Cruzeiro

Foto: Gustavo Aleixo/Reprodução/Instagram @cruzeiro

Foto: Gustavo Aleixo/Reprodução/Instagram @cruzeiro

O Santos chegou a um acordo para o retorno de Gabigol à Vila Belmiro. A negociação foi concluída na noite desta quinta-feira (1º/1) e prevê a chegada do atacante por empréstimo válido por uma temporada, com valor de compra previamente estabelecido ao término do contrato. Para viabilizar a operação, Santos e Cruzeiro acertaram a divisão dos salários do jogador, que ultrapassam a marca de R$ 2 milhões mensais.

A expectativa é que Gabigol desembarque na Baixada Santista nos próximos dias para a realização de exames médicos e a assinatura do vínculo oficial.

As conversas entre os clubes avançaram após as festas de fim de ano, com o desejo do próprio Gabriel de retornar à Vila Belmiro sendo determinante para o desfecho. As tratativas avançaram de forma significativa ao longo da última semana, após um alinhamento financeiro entre as diretorias dos dois clubes. A informação foi divulgada pelo jornalista Lucas Musetti, do UOL.

No Cruzeiro, o atacante vinha perdendo espaço e possuía um dos maiores salários do elenco, com vencimentos superiores a R$ 2,5 milhões por mês. Esse cenário pesou diretamente na decisão de liberar o atleta. Além do aspecto financeiro, a vontade de Gabigol de mudar de ares foi determinante para o desfecho positivo da negociação.

Outros fatores também contribuíram para a saída. O relacionamento desgastado com o técnico Tite e o ambiente de pressão após o pênalti desperdiçado na semifinal da Copa do Brasil, diante do Corinthians, aumentaram o clima de insatisfação em torno do jogador, tanto internamente quanto junto a parte da torcida.

Diante desse cenário, o Santos surgiu como alternativa, mas impôs como condição a divisão salarial. A diretoria santista trabalha para equilibrar as finanças em 2026 e avalia a saída de atletas para manter o atual patamar da folha. Um dos exemplos é Guilherme, que está próximo de ser negociado com um clube dos Estados Unidos. A expectativa na Baixada Santista é de que o anúncio oficial ocorra nos próximos dias.

De volta ao clube onde ganhou projeção nacional, Gabigol reencontra um ambiente familiar. Em sua primeira passagem pelo Santos, o atacante disputou 210 partidas, marcou 84 gols e distribuiu 13 assistências. O atacante foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2018, com 18 gols, três vezes artilheiro da Copa do Brasil e bicampeão paulista em 2015 e 2016. Ele também entrou para a história do clube ao marcar o gol de número 12 mil do Santos, na goleada por 5 a 1 sobre o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista de 2014.

gabi gol
Foto: Paulo Sergio/Agência F8

Números e desempenho de Gabigol em 2025

Na temporada de 2025, Gabigol defendeu o Cruzeiro e apresentou desempenho considerado abaixo do auge de sua carreira, mas ainda com participação relevante no setor ofensivo. Ao longo do ano, o atacante disputou cerca de 49 partidas em todas as competições, somando 13 gols marcados e 4 assistências.

No Campeonato Brasileiro, foram aproximadamente 21 jogos, com 6 gols e 2 assistências, mantendo média próxima de uma participação direta em gol a cada 87 minutos. Mesmo sem status absoluto de titular, Gabigol figurou entre os jogadores com maior envolvimento em gols do elenco em determinados períodos da temporada.

O desempenho, no entanto, foi impactado por fatores extracampo e pela perda de espaço na equipe. O alto salário, a concorrência no ataque e o desgaste na relação com a comissão técnica influenciaram sua minutagem e sequência como titular. Ainda assim, os números mostram que o atacante manteve capacidade de decisão quando acionado, cenário que alimenta a expectativa de retomada de protagonismo com o retorno ao Santos.

gabi gol
Foto: Gustavo Aleixo/Reprodução/Instagram @cruzeiro
Reprodução / Instagram / @gabigol
Foto: Gustavo Aleixo/Reprodução/Instagram @gabigol

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *