O grande jogo da temporada chegou! Neste sábado, dia 29 de novembro, Flamengo x Palmeiras se enfrentam pela decisão da Libertadores, valendo ser o primeiro tetracampeão brasileiro da maior competição do continente, justamente com as duas equipes do momento na América do Sul, que paralelamente estão na disputa do título brasileiro, que se inclinou para o lado carioca nos últimos dias.
As equipes já estão em Lima, na capital Peruana, tendo chegado na própria terça-feira (26), com o Palmeiras chegando horas antes, enquanto o Flamengo chegou já perto da madrugada. A bola rola no sábado (29), às 18h, no horário de Brasília, 16h no horário local.
Como chega o Flamengo?
Com o título brasileiro encaminhado, é inegável que o Flamengo chega para a final da Libertadores com um pesoa a menos nas costas, já que está a 1 ponto de garantir a conquista, ainda tendo dois jogos a disputar pós-decisão.
Na Libertadores, diferente do Brasileirão, a campanha do Fla foi com alguns toques de emoção. Na fase de grupos, garantiu a vaga na última rodada. No mata-mata, eliminou o Internacional nas oitavas vencendo os dois jogos, passou no sufoco pelo Estudiantes, nos pênaltis em La Plata, eliminando o Racing com 0x1 no agregado, jogando a volta com 30 minutos tendo um jogador a menos, em Avellaneda, após a expulsão de Gonzalo Plata, que é um dos desfalques para a finalíssima.
Falando em ausências, as mais sentidas do Rubro-Negro serão de Pedro e Léo Ortiz. O primeiro, viajou com o grupo mas não reúne condições de entrar em campo. Já o zagueiro, pode aparecer no banco de reservas, mas a chance de começar como titular é remota, principalmente por estar sem jogar há um mês, justamente no jogo contra o Racing.
A escalação do técnico Filipe Luís deve ser: Rossi, Varela, Danilo, Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, Jorginho, Arrascaeta; Jorge Carrascal, Everton Cebolinha (Samuel Lino), Bruno Henrique. Com um ataque mais móvel, a equipe pode sofrer algumas alterações até a decisão, mas o modelo de jogo adotado nos últimos jogos deve ser mantido.
Como chega o Palmeiras?
O Palmeiras viveu ótimos momentos na temporada, mas a torcida ainda cobra uma maior constância, e claro, a conquista de títulos. A Libertadores é tudo o que sobrou e pode salvar a temporada de Abel Ferreira e companhia.
Apesar da fase ruim nos últimos cinco jogos, o Palmeiras já mostrou do que é capaz na temporada, inclusive contra o próprio Flamengo, jogando bem no Maracanã, apesar da derrota. No momento, Abel ainda possui algumas indefinições na escalação, mas já deu algumas boas dicas de como deve mandar a equipe à campo em Lima.
A escalação deve ser: Carlos Miguel, Khellven, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Allan, Raphael Veiga (Felipe Anderson); Vitor Roque e Flaco López. O principal desfalque do Verdão é Lucas Evangelista, já fora há dois meses, por lesão muscular, além de Weverton, com uma lesão no dedo, também fora há algum tempo.
Diferente do Flamengo, o Palmeiras poupou seus titulares na última partida antes de viajar para Lima, na derrota por 3×2 contra o Grêmio. Vale lembrar que na rodada anterior, o treinador Abel Ferreira “jogou a toalha” em relação ao Brasileirão.




