Na noite da última quarta-feira (29), o Flamengo segurou o empate diante do Racing em Avellaneda, se garantindo na grande final da Libertadores 2025, agora esperando o vencedor de Palmeiras x LDU, que acontece na noite desta quinta-feira (30).
Em caso do Palmeiras reverter a vantagem de 3×0 construída pelos equatorianos em Quito, irão reeditar a grande final de 2021, em Montevidéu. Naquela ocasião, o Alviverde eliminou o Atlético-MG para chegar à decisão, enquanto o Fla passou pelo Barcelona de Guayaquil. Mas você lembra como foi a final entre eles?
Final da Libertadores de 2021
O Palmeiras abriu o placar com Raphael Veiga, após lançamento de Gómez e ajeitada do lateral Mayke, logo aos 5 minutos de jogo, mudando completamente a estretégia pensada por Renato Gaúcho para aquele confronto, ainda mais após a lesão de Filipe Luís.
Após o gol, a equipe de Abel Ferreira não teve muitas chances, com o Fla dominando o jogo, criando oportunidades, mas parando em Gómez e Luan, que fizeram uma partida espetacular naquela ocasião. No primeiro tempo, o placar terminou em 1×0 para o Palmeiras.
Na segunda etapa, domínio total do Flamengo, que precisando do resultado, foi para cima e atacou muito o Alviverde, que tinha um estilo de jogo mais reativo e tentava incomodar o Rubro-Negro, mas a partida era dominada pelo Fla, até que em passe de Arrascaeta, Gabigol marcou e empatou o jogo, finalizando entre Weverton e a trave.
Depois do gol, o Flamengo cresceu no jogo e teve chances de virar com Kenedy e Michael, que acabaram desperdiçando as oportunidades, com o tempo normal acabando em um empate de 1×1.
No início da prorrogação, apareceu o nome de jogo, que até ali era destaque positivo: Andreas Pereira. O meia do Flamengo, que hoje atua pelo Palmeiras, acabou se desequilibrando sozinho e entregando a bola no pé de Deyverson, que saiu na cara do goleiro Diego Alves, fazendo o gol que deu o 2×1 e o título ao Verdão, que se sagrou bicampeão seguido naquela ocasião, e tricampeão no geral.
Prévia de Palmeiras x LDU
Para reeditar a emblemática final, o Palmeiras terá que virar um placar que nunca virou em sua história na Libertadores: 3×0. Em Quito, a equipe de Abel sofreu o placar ainda no primeiro tempo, tendo perdido algumas chances que podem fazer falta em busca de uma virada histórica.
Um ponto positivo é o fato do Palmeiras ter feito 3 ou mais gol em 6 dos últimos 7 jogos em casa, tendo feito o placar necessário para virar o confronto em 5 destes jogos. Para trazer um contraponto, Abel Ferreira nunca virou um mata-mata de Libertadores ou Copa do Brasil desde que assumiu a equipe palestrina, mas dentro desta passagem, possui diversas viradas em jogos únicos, de Brasileirão principalmente.
Para o jogo desta noite, Abel não terá novos desfalques, já que Lucas Evangelista, que era titular e acabou se lesionando, assim como Weverton, já estão fora há alguns jogos, dando vaga a Carlos Miguel e Maurício, recuando Andreas Pereira para jogar como segundo volante.
A bola rola no Allianz Parque às 21h30, com transmissão da ESPN e Disney+, com arbitragem do colombiano Wilmar Roldán.




