Após muita polêmica entre São Paulo e Palmeiras, envolvendo torcedores, diretores, jogadores e os próprios clubes publicando notas oficiais, a CBF liberou os áudios do árbitro de vídeo, do lance mais discutido da “era VAR” no futebol brasileiro, que foi o pênalti não marcado de Allan em Gonzalo Tapia, junto do lance de possível expulsão de Andreas Pereira por solada na canela de Marcos Antônio, e um outro possível vermelho para Gustavo Gómez.
Áudio do pênalti em Tapia
O lance em questão é sobre o chileno Gonzalo Tapia ter sido derrubado por Allan dentro da área, quando estavam os dois em velocidade, em erro já assumido pela Confederação Brasileira de Futebol, que liberou os áudios para o público.
Ramon Abatti Abel: “Não! Escorregou, escorregou, o jogador escorrega, os dois estão olhando para a bola”
VAR: “Temos uma bola que está saindo da área, um jogador que escorrega e ele tem um contato com o seu adversário, totalmente acidental e provocado pelo escorregão […] É uma bola que está saindo da área, é totalmente acidente.”
Ramon Abatti Abel: “O jogador escorregou, os dois estão olhando para a bola, é um choque de jogo”
VAR: “Ramon, confirmo que a bola não está para nenhum dos dois atletas”
A decisão do árbitro foi de “não pênalti”, alegando, como visto nas aspas, que o jogador atinge o outro “sem querer”, confirmando o erro já assumido anteriormente pela CBF.
Pisão de Andreas Pereira em Marcos Antônio
Em outro lance polêmico, porém mais interpretativo que o primeiro, o camisa 8 do Palmeiras atingiu a canela do meia do São Paulo com a sola da chuteira, em lance típico de cartão vermelho, porém segundo o árbitro, a maior força feita foi na parte do pé, por isso ele manteve a decisão de cartão amarelo
Ramon Abatti Abel: “Ele pisa na bola e o jogador chuta a sola dele”
VAR: “O contato mais forte é embaixo. Tem um contato que não é pleno na canela e posteriormente embaixo, junto com o pé […] Deixa eu dar uma olhada se não é um lance em que ele despreza a disputa da bola e vai por cima […] Tem intensidade média, seguimos, tá? Confirmada a decisão do cartão amarelo”
Pisão de Gustavo Gómez em Tapia
Este foi um lance menos discutido porém citado pelo São Paulo em nota, alegando que Gómez deveria ter sido expulso de campo após pisão em Tapia, que estava deitado quando foi atingido pelo zagueiro palmeirense. Segundo o VAR, foi um pisão normal de passada, que não tinha como ser evitado pelo paraguaio.
VAR: “O jogador está na passada. Quero ver o movimento do pisão. O jogador está desequilibrado e vai tentar saltar o jogador caindo. Não tem um local para cair. Tudo checado, pode seguir”
Apesa da virada heroica do Palmeiras, este Choque-Rei acabou ficando marcado pelas polêmicas e reações dos dois clubes, além de declarações de dirigentes, jogadores e treinadores de outras equipes, como José Boto e Emerson Royal, do Flamengo, Mario Bittencourt, do Fluminense e até mesmo do próprio São Paulo, como Alan Franco, que se pronunciou nos stories, sobre a polêmica do clássico.