A Libertadores da América está cada vez mais próxima da sua grande decisão e restaram 8 clubes – todos já campeões – em busca da Glória Eterna!
Entre os confrontos, temos um duelo de argentinos, dois confrontos entre Brasil x Argentina e um brasileiro diante de um clube equatoriano, que prometem agitar as quartas de final da maior competição do continente.
Antes de analisar a fase atual, vamos relembrar como foram as oitavas de final, mostrando quem cada clube presente nas quartas eliminou no estágio anterior.
Oitavas de final (Placar Agregado)
São Paulo (p) 1 x 1 Atlético Nacional (COL)
LDU (EQU) 2 x 1 Botafogo
River Plate (ARG) (p) 1 x 1 Libertad (PAR)
Palmeiras 4 x 0 Universitario (PER)
Velez Sarsfield (ARG) 2 x 0 Fortaleza
Racing (ARG) 3 x 2 Peñarol (URU)
Estudiantes (ARG) 1 x 0 Cerro Porteño (PAR)
Internacional 0 x 3 Flamengo
Análise das quartas de final
Com a fase anterior relembrada, vamos às quartas de final, que definirão os 4 melhores times do continente, que seguirão na busca pela Glória Eterna!
Vélez Sarsfield x Racing (16/09) – 19h
Duelo do atual campeão argentino (Vélez) contra o atual campeão da Copa Sul-Americana (Racing), que marca o único confronto desta fase com duas equipes do mesmo país, com o primeiro jogo sendo na noite desta terça-feira (16), em Buenos Aires, no José Amalfitani, com a decisão marcada para daqui uma semana, em Avellaneda, no El Cilindro.
River Plate x Palmeiras (17/09) – 21h30
Um duelo repleto de história e até alguma rivalidade, já que se enfretaram 4 vezes em Libertadores, sendo em duas semifinais da competição.
A primeira, em 99, terminou com um agregado de 3×1 para o Palmeiras, tendo perdido em solo argentino e vencido com tranquilidade no Parque Antártica, com show de Alex. Já em 2020, voltaram a se encontrar pela semifinal, em confronto que terminou em agregado de 3×2 para o Verdão, que venceu na Argentina e perdeu por 2×0 em jogo eletrizante no Allianz Parque.
Agora, em 2025, o River chega com um elenco caro, que disputou a Copa do Mundo de Clubes, treinado pelo ídolo Marcelo Gallardo, bicampeão da Libertadores pelo clube. O Palmeiras de Abel vive sua melhor fase na temporada, com Vitor Roque e Flaco vivendo seus melhores momentos com a camisa do Palmeiras, sendo a grande esperança para o mata-mata.
O jogo de ida acontece no Monumental de Nuñez, para mais de 80 mil pessoas, a partir das 21h30 desta quarta-feira (17).
LDU x São Paulo (18/09) – 19h
A LDU chega embalada após eliminar o atual campeão Botafogo, enquanto o São Paulo se classificou em jogo dificílimo contra o Atlético Nacional, nos pênaltis.
Vivendo seu melhor momento na temporada, o Tricolor de Hernán Crespo enfrenta problemas severos por lesões, tendo muitos jogadores importantes de fora para a decisão contra os equatorianos.
A equipe de Quito conta com a força da sua casa, com uma altitude de mais de 2.000 metros, onde ainda não perdeu na temporada e segue invicto também na Libertadores, jogando dentro de casa.
A partida de ida acontece em Quito, com a decisão marcada para o MorumBIS, na quinta-feira (25).
Flamengo x Estudiantes – 21h30
O Flamengo é o único clube brasileiro que decidirá fora de casa, tendo o primeiro jogo no Maracanã lotado, buscando levar um resultado para a Argentina, onde o Estudiantes é muito forte.
Neste momento, o Fla é líder do Brasileirão e vem embalado após eliminar o Inter na competição continental, enquanto os argentinos eliminaram o Cerro Porteño, do Paraguai.