A última Data FIFA de Eliminatórias está prestes a começar para a Seleção Brasileira, em duelo válido pela penúltima rodada da competição, contra o Chile, no Maracanã, com bola rolando a partir das 21h30.
Informações da partida
Como dito por Ancelotti na coletiva da tarde de ontem, o Brasil deve entrar em campo com uma formação trazendo 4 atacantes, com um deles fazendo o papel de camisa 10, prometendo ser uma equipe muito propositiva e ofensiva, ainda mais por conta do Chile ser o lanterna das Eliminatórias, com apenas 10 pontos em 16 jogos.
A provável escalação do Brasil traz algumas novidades: No gol, sem dúvidas, Alisson. Nas laterais, Ancelotti pode estar buscando um equilíbrio entre a parte ofensiva e defensiva, com Wesley na direita e Douglas Santos na esquerda, podendo fazer um papel de zagueiro quando a equipe tem a bola. No miolo de zaga, deve ser mantida a dupla da última Data Fifa, com Marquinhos e Alex Ribeiro.
Abrindo o meio-campo, Carletto deve manter Casemiro e Bruno Guimarães como dupla de volantes para a partida, que provavelmente serão os titulares até a Copa do Mundo. O “camisa 10”, que será improvisado na função, será um dos candidatos à melhor do mundo na temporada, Raphinha. Nas pontas, com muita liberdade para se movimentar, o treinador deve escalar Martinelli e Estêvão, com João Pedro na referência de ataque, já que oferece muito mais mobilidade que os outros centroavantes convocados.
Comparando a partida desta noite com a última que esteve no comando da Seleção, Ancelotti projetou, em entrevista coletiva, como enxerga que será o jogo contra o Chile e claro, o que ele espera que a sua equipe faça, com e sem bola.
“Saímos do jogo contra o Paraguai muito contentes, satisfeitos, penso que o time jogou muito bem, teve boa atitude, ofensiva, defensiva, intensidade. É o que queremos fazer no jogo de amanhã, jogar intenso, ser forte defensivamente, fazer uma boa pressão ofensiva, jogar rápido com bola. Acho que se pode repetir o jogo contra o Paraguai para que a torcida possa estar contente com nosso jogo” – Ancelotti, em entrevista coletiva.
Vale lembrar que na última rodada, contra a Bolívia, existem grandes chances de Ancelotti fazer grandes alterações na escalação titular, testando jogadores que ainda não tiveram minutagem, até por conta da altitude de La Paz, que deve motivar a preservação de alguns atletas.
Explicação da ausência de Neymar
Um dos principais assuntos da Data FIFA foi a ausência de Neymar, que ficou de fora por opção técnica da comissão da Seleção Brasileira, provavelmente motivadas pelo seu desempenho nas partidas em que atuou pelo Santos.
Na coletiva, Carletto explicou o porquê o camisa 10 ficou de fora e explicou a grande concorrência que a geração brasileira proporciona, não só para Neymar, mas para todos os jogadores que estão no radar.
“Normal, é a verdade. É uma decisão técnica que se baseia em muitas coisas. No que o jogador está fazendo, no que tem feito. E também o problema que ele teve. Quando eu falo do critério físico, é um critério que toda a comissão considera muito importante. Ninguém pode discutir o Neymar a nível técnico. O que estamos olhando e avaliando é sua condição física, mas não só dele, de todos os jogadores que estão aqui. Porque a verdade é que essa seleção tem muita concorrência. Muitíssima. Acreditamos que temos 70 jogadores que podem estar na Copa do Mundo” – Carlo Ancelotti, em entrevista coletiva.