Home / Atualidades / Dia de Reis: A tradição que encerra oficialmente o natal

Dia de Reis: A tradição que encerra oficialmente o natal

REIS MAGOS

Reprodução/Alô Alô Bahia

O dia 06 de janeiro marca a comemoração do Dia de Reis e o fim do natal. O evento acontece mundialmente, e cada país adaptou a festividade para sua religião de origem, mas a tradição acaba tendo um peso maior em países cristãos. Segundo a doutrina cristã, o Dia de Reis marca a chegada dos três reis magos até Jesus Cristo após seu nascimento. De acordo com as escritas bíblicas, o trio teria chegado até Belém guiados por uma estrela, presenteando jesus com incenso, ouro e mira.

A data também ficou conhecida como “Epifania”, referenciando a reveleção de Jesus para o mundo. Apesar da maioria acreditar que os três viajaram juntos, não é bem assim que a história do Dia de Reis acontece.

Conheça a história dos Reis Magos

Dia de Reis
Celebração em Juazeiro do Norte, Ceará. Reprodução/TV Verdes Mares – Patrícia Silva

Os magos seguiram caminhos diferentes: Belchior pela Europa, Gaspar na Ásia e Baltazar na África, realizando a volta por rotas alternativas para não denunciar a localização do bebê. No Brasil, a data é comemorada com a tradicional ‘Folia de Reis’, com grupos que percorrem casas com cantos e instrumentos, além da retirada das árvores e enfeitos natalinos, simbolizando o fim das comemorações natalinas e o ínicio de um novo ano. Portugal e Espanha, também cristãos, celebram a festividade com costumes próprios.

Portugal, por exemplo, serve o ‘Bolo Rei’, com uma fava dividida entre os familiares. A pessoa premiada com a fava em questão é a escolhida para preparar o bolo do Dia de Reis do próximo ano.

Já na Espanha, as crianças ganham presentes de seus pais. Além disso, elas colocam sapatos com capim dentro e um pouco de água – o gesto seria uma espécie de ajuda para o retorno dos magos e seus animais após a visita. No México, a tradição é comemorada com a ‘Rosca de Reyes’; um pão compartilhado com a família, que contém uma boneca em seu interior. Quem encontrar o objeto é responsável por organizar uma festa no dia 2 de fevereiro – a Festa da Candelária. Cuba, apesar de não ser um país majoritariamente cristão, celebra o evento com desfiles e presentes.

A celebração pelo país

image 11
Reprodução/Antônio Cândido – Agência Brasil

Em Minas Gerais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) já cadastrou mais 1,6 mil grupos em cerca de 400 municípios. Também são cultuados s o Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição. Em São Paulo, as festas se concentram no interior do estado, principalmente na região de Ourinhos e Assis, com desfiles tradicionais.

Já em Natal, no Rio Grande do Norte, a festa começa ainda durante a madrugada, com a missa de vigília à meia-noite, missa da alvorada às 06h, dos enfermos às 07h, dos peregrinos às 09h da manhã, a missa de encerramento às 16 horas e uma procissão pelos bairros.

Em Pernambuco, a tradição do Dia de Reis acontece tanto no interior quanto na capital. Em Recife, a Queima da Lapinha (queima dos ramos de murta utilizada na decoração dos presépios) acontece nesta terça-feira, finalizando as festas natalinas, iniciando um novo ciclo de renovação.

(Com informações do G1, Exame e StayTick)

Acesse o blog 7D para mais notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *