Reprodução/Globoplay
Guerreiros do Sol, produção original do Globoplay, já tem data de estreia na TV aberta. A novela será transmitida a partir de fevereiro, de terça a sexta-feira às 23h15, depois do BBB, e ficará na programação até o final de abril. Guerreiros do Sol foi adiada duas vezes – em 2024 e 2025, respectivamente. A direção artística é de Rogério Gomes, que deixou a Globo no meio da direção de ‘Pantanal’ (2022), após conflitos com Ricardo Waddington, diretor dos Estúdios Globo. O roteiro é de George Moura e Sergio Goldenberg. Na produção estão nomes como . Isadora Cruz, Tomás Aquino, José Abreu, Aline Moraes, Alexandre Nero, Nathalia Dill e outros.
Conheça a história por trás de Guerreiros do Sol

Guerreiros do Sol é inspirada na história de Lampião e Maria Bonita e de outros casais que viveram na época do cangaço, entre 1920 e 1930. Rosa (Isadora Cruz) e Josué (Tomás Aquino), são os protagonistas e o casal principal da trama. Serão 45 capítulos com muito romance, ação, traição, ambição e vingança. A obra foi gravada em regiões próximas às cidades de Piranhas e Delmiro Gouveia, em Alagoas, e Canudos e Paulo Afonso, na Bahia, marcando os lugares onde os cangaceiros circularam. As gravações duraram oito meses – algumas cenas aconteceram em cenas cenográficas no Rio de Janeiro, mas o elenco permaneceu nas cidades nordestinas por mais de dois meses para gravar as cenas com os cangaceiros.
Uma equipe de 150 pessoas e 10 caminhões com figurinos foi transportado para a região nordestinam, e 9 mil peças foram produzidas.
“A gente recriou o universo do cangaço. Gravamos grandes batalhas e exploramos a forma como os cangaceiros viviam, tudo isso para mostrar a dimensão das lutas que foram travadas.” – Rogério Gomes, diretor artístico, em nota divulgada no Gshow.
Ademais, algumas casas foram construídas exclusivamente para a novela, pois as casas originais eram muito pequenas para caber todo o elenco. A equipe de maquiagem artística também realizou um trabalho cuidadoso na caracterização dos personagens. As peles foram pintadas com óleo, e cicatrizes e feridas realistas foram desenhadas. O nome da novela foi inspirado no livro de Frederico Pernambuco de Mello, consultor de pesquisa e conteúdo da trama. No entanto, vale ressaltar que Guerreiros do Sol não é uma adaptação da obra literária, mas sim uma produção inspirada na história do cangaço brasileiro.
Novidades do Globoplay em 2026
Além de Guerreiros do Sol, a Globo tem uma lista completa com as novidades que chegarão ao streaming e a emissora este ano, saiba mais:
- Coração Acelerado (Nova novela das 19h, Isadora Cruz também será a protagonista)
- Nobreza do Amor (Nova novela das 18h)
- Próxima Página (Nova novela das 19h substituta de Coração Acelerado)
- Quem ama, cuida (Substituta de Três Graças)
- Terra da Garoa (Substituta de Nobreza do Amor)
Atualmente, está no ar como novela das 18h Êta Mundo Melhor. Na faixa das 19h está Dona de Mim, e no horário nobre (21h), a Globo exibe Três Graças. O Vale a Pena Ver de Novo está exibindo Terra Nostra e Rainha da Sucata.




