Reprodução / Instagram @vascodagama
A cidade do Rio de Janeiro terá ponto facultativo a partir do meio-dia da próxima quarta-feira (17) em função dos compromissos decisivos de Flamengo e Vasco. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, que justificou a medida pela mobilização gerada pelos jogos das duas principais torcidas do estado.
A decisão foi divulgada após a classificação do Vasco para a final da Copa do Brasil, no domingo, diante do Fluminense. Um dia antes, o Flamengo havia garantido vaga na decisão do Mundial de Clubes. Com isso, os dois clubes cariocas entram em campo no mesmo dia, em confrontos de grande apelo nacional e internacional.
Em publicação nas redes sociais, Eduardo Paes, torcedor assumido do Vasco, celebrou o momento esportivo da cidade e comunicou oficialmente o ponto facultativo. “Ainda bem que o prefeito é vascaíno e o governador é flamenguista. Então é isso: quarta-feira tem ponto facultativo a partir do meio-dia. Aproveitem, torçam bastante, mas com responsabilidade e respeito”, escreveu.
No início da tarde, às 14h (horário de Brasília), o Flamengo enfrenta o Paris Saint-Germain, em Doha, no Catar, na final do Mundial de Clubes. Para chegar à decisão, a equipe comandada por Filipe Luís eliminou o Cruz Azul, do México, e o Pyramids, do Egito.
Já no período da noite, o Vasco entra em campo às 21h30, diante do Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. A campanha do Cruz-Maltino até a decisão incluiu eliminações sobre União Rondonópolis, Nova Iguaçu, Operário, CSA, Botafogo e Fluminense, este último superado nos pênaltis, garantindo o retorno do clube a uma final nacional após 14 anos.
A expectativa é de que a medida impacte positivamente a mobilização dos torcedores e o funcionamento da cidade ao longo do dia, que promete ser marcado por grande atenção ao futebol.




