Home / Esporte / Sorteio da Copa do Mundo será realizado nesta sexta e definirá grupos do Mundial de 2026

Sorteio da Copa do Mundo será realizado nesta sexta e definirá grupos do Mundial de 2026

sorteio copa do mundo fifa

Reprodução / Instagram @fifa

A Fifa fará na próxima sexta feira, dia 5 de dezembro, a partir das duas da tarde pelo horário de Brasília, o sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo de 2026. O evento ocorre no Kennedy Center, em Washington, e terá a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além dele, técnicos das seleções já classificadas, entre eles Carlo Ancelotti, comandante da seleção brasileira, são aguardados para acompanhar o sorteio. A única ausência confirmada é a do Irã, que decidiu boicotar o evento após enfrentar restrições na concessão de vistos.

As regras do sorteio foram divulgadas na semana passada. As quarenta e duas seleções com vaga garantida no Mundial foram distribuídas em quatro potes conforme o ranking da Fifa. Canadá, Estados Unidos e México, anfitriões da competição, permanecerão automaticamente no pote um. Já as seis seleções que ainda disputam vaga nas repescagens serão representadas por bolinhas no pote quatro.

O sorteio também seguirá algumas restrições pré definidas. Já está confirmado que o México ocupará o Grupo A, o Canadá ficará no Grupo B e os Estados Unidos serão alocados no Grupo D. Além disso, Espanha e Argentina, líderes do ranking da Fifa, e França e Inglaterra, que aparecem logo atrás, serão posicionadas de forma a não se encontrarem imediatamente nos playoffs caso liderem seus grupos.

A edição de 2026 será a maior Copa do Mundo da história, reunindo quarenta e oito seleções pela primeira vez. Com o aumento de participantes, o sorteio formará doze grupos, ampliando o formato anterior, que contava com oito.

Na segunda feira, a Fifa também anunciou uma transmissão especial marcada para sábado, dia seis, às uma da tarde pelo horário de Brasília. Nela serão divulgados os locais e horários das cento e quatro partidas definidas no sorteio. A apresentação ficará a cargo do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e contará com a presença de jogadores históricos, que comentarão os confrontos, além de representantes das seleções classificadas.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *