Após o ponto conquistado no empate diante do Galo na Arena MRV, nesta última terça-feira (25), o Flamengo se aproximou muito de ser Campeão Brasileiro, já que em Porto Alegre, o Grêmio venceu o Palmeiras por 3×2, assim deixando a distância em cinco pontos. Vale lembrar que caso o Cruzeiro, terceiro colocado, vença o Ceará, em Fortazela, assumirá a vice-liderança, quatro pontos atrás do Fla, com duas rodadas faltantes.
Como o Flamengo pode ser campeão na próxima rodada?
Depois de disputar a final da Libertadores no próximo sábado (29), contra o Palmeiras, em Lima, o Flamengo retorna ao Brasil para as duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, podendo garantir o título já na rodada 37, quando enfrenta o Ceará, no Maracanã.
Nos cenários desenhados, o Flamengo será campeão de qualquer forma se vencer o clube cearense. Em caso de empate ou derrota, precisa torcer para tropeços de Cruzeiro e Palmeiras. Em uma situação onde a decisão do título se estenda para a última rodada, o Rubro-Negro precisará vencer o Mirassol, em São Paulo.
A única forma do Fla perder o título seria somar apenas um ponto nos últimos dois jogos, contra Ceará e Mirassol, com o Cruzeiro vencendo os seus três jogos restantes, contra Ceará, Botafogo e Santos. Para o Palmeiras ultrapassar, teria que torcer para o Flamengo não somar mais pontos contra Ceará e Mirassol, e claro, vencer Atlético-MG e Ceará, fora de casa.
Caso tenha um empate de pontos na liderança, o Flamengo se apoia na grande vantagem construída no critério de saldo de gols, com 50 gols de diferença neste momento, tendo marcado 74 e sofrido 24. Cruzeiro e Palmeiras possuem um saldo de gols significativamente menor que o líder, fazendo com que seja praticamente impossível que o campeonato se decida a favor deles neste critério de desempate.
Entrevista de Filipe Luís
Após o empate contra o Atlético-MG em 1×1, o treinador Filipe Luís deixou bem claro que o Flamengo se importa apenas com seus próprios resultados neste fim de campeonato, tendo que fazer a sua parte se quiser ser campeão, já que depende apenas de si mesmo, sem dar atenção aos resultados dos oponentes.
“Não sabia (do resultado de Grêmio x Palmeiras). Como falei antes do jogo, não nos importamos com o que acontece do outro lado. Nós só dependemos da gente. Torcedores gritaram em algum momento, todos imaginaram que poderia ser gol do Grêmio, mas nós só dependemos de nós mesmos, não dos outros. Esse era o foco e o que tentei passar para os jogadores, que estivessem a todo momento com a cabeça dentro do campo.” – destacou o treinador. (Aspas retiradas do GE)
O Flamengo viaja para Lima, no Peru, ainda nesta quarta-feira (26), seguindo o protocolo da CONMEBOL de estar na sede da decisão em no mínimo três dias de antecedência. Após o jogo em Belo Horizonte, o Rubro-Negro voltou ao Rio de Janeiro para que os jogadores pudessem ter um último contato com os familiares, antes de embarcar e se concentrar para o jogo mais importante da temporada.




