Flamengo x Santos se enfrentaram no Maracanã, no último domingo (9), em duelo que valia a briga pelo título para o Rubro-Negro, enquanto o Peixe precisava pontuar para sair da zona de rebaixamento, onde está neste momento, com 33 pontos conquistados até aqui.
A partida terminou em 3×2 para o Fla, após abrir três gols de diferença com Léo Pereira, Carrascal e Bruno Henrique, ainda com um pênalti perdido por Arrascaeta, quando estava 2×0. O Santos descontou já nos acréscimos, com Gabriel Bontempo e Lautaro Díaz, mas sem conseguir assustar mais ao diminuir o placar.
Agora, o Rubro-Negro está empatado em pontos com o Palmeiras, que perdeu para o Mirassol, enquanto o Santos fica mais uma rodada sem pontuar, comemorando que os adversários diretos tropeçaram, com exceção do Juventude, que venceu o Vasco, em São Januário.
Flamengo x Santos: Análise do jogo
O jogo começou em um ritmo bastante lento, principalmente por parte dos donos da casa, que pouco conseguiam atacar o Santos, que entrou com uma espécie de formação com três zagueiros, com Willian Arão alternando entre a linha de zaga e o meio-campo, criando dificuldades para o Flamengo.
As primeiras chances foram do Santos, sendo a principal delas com Neymar, de cabeça, mandando pelo lado da trave, na única grande oportunidade da equipe no primeiro tempo. Inclusive, nos 45 minutos iniciais, o camisa 10 já vinha sendo “protagonista” da partida, muito irritado com a arbitragem de Sávio Pereira Sampaio e até com os próprios companheiros.
Aos 37 minutos, quando o Fla já era superior, em jogada de cruzamento na área, Léo Pereira completou para o gol, contando com desvio que tirou de Brazão, que estava fora do gol após saída ruim. 1×0 no Maracanã.
Em entrevista no intervalo antes de descer ao vestiário, Neymar disparou contra o árbitro, chamando-o de “arrogante” e “muito ruim” e deu uma declaração polêmica sobre como o Santos chegaria ao gol. “Precisa me procurar mais, vai ser a única forma da gente chegar ao gol.”
Na volta para o segundo tempo, não demorou muito para o Flamengo criar uma série de chances, até encontrar um grande espaço para Arrascaeta acionar Carrascal em velocidade, com o colombiano colocando no fundo da rede e ampliando para o Rubro-Negro.
Nitidamente atordoado, o Santos não conseguia sair jogando. Foi em uma saída errada de Igor Vinícius, que Bruno Henrique aproveitou, driblou Brazão e fez o terceiro do Fla, praticamente liquidando a partida, ou pelo menos parecia.
Neymar foi substituído aos 40 minutos, com muitas reclamações, gestuais de indignação e ainda descendo para o vestiário imediatamente. Por isso, o camisa 10 não acompanhou a sua equipe fazer dois gols relâmpagos, com Gabriel Bontempo e Lautaro Díaz, que deram a esperança de um empate histórico para o Peixe, que não conseguiu criar mais chances e acabou sendo derrotado por 3×2.
Situação das equipes na tabela
Com os três pontos e a derrota do Palmeiras para o Mirassol, o Fla empata em pontos com o Verdão (68 x 68) vai forte em busca da liderança, tendo ainda um jogo atrasado, onde enfrentará o lanterna Sport, em Recife. Por outro lado, o Santos possui um jogo a ser disputado contra o próprio rival (Palmeiras), no mesmo dia 15, quando acontecerá a partida entre Sport x Flamengo. O Peixe precisa pontuar e ter uma boa sequência na reta final para escapar da zona de rebaixamento.




