Em rodada recheada de polêmicas, erros de arbitragem e declarações impactantes de jogadores e diretores, dois árbitros de campo e dois árbitros de vídeo foram afastados oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Os nomes da vez são Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam, árbitro de campo e VAR do duelo entre São Paulo x Palmeiras, e a dupla Lucas Casagrande e Gilberto Castro Júnior, árbitro de campo e VAR do jogo entre Bragantino x Grêmio.
Polêmicas no Morumbis
Apesar da vitória do Palmeiras em uma grande virada, onde perdia por 2×0 e conseguiu o resultado de 2×3, o São Paulo reclamou muito de lances envolvendo a arbitragem, quando ainda vencia por dois gols de vantagem, com gols de Luciano e Gonzalo Tapia. Mesmo com a vitória, o Alviverde também reinvindica alguns lances, mesmo que não sejam erros graves como foram as polêmicas ditas pelo Tricolor Paulista.
Pênalti em Gonzalo Tapia: Tratado como um dos maiores erros da “era VAR”, o lance se trata de um escorregão do meia Allan, do Palmeiras, que acaba derrubando por trás, o chileno Gonzalo Tapia dentro da área, em jogada que o atacante Tricolor poderia finalizar cara a cara com Weverton.
Expulsão de Andreas Pereira: Logo após a jogada de pênalti não marcado, o camisa 8 do Palmeiras, Andreas Pereira, acabou solando acidentalmente a canela de Marcos Antônio, em lance típico de expulsão, quando se analisa o critério do futebol brasileiro.
Expulsão de Gustavo Gómez: Outro lance foi uma cotovelada acidental do zagueiro paraguaio em cima do chileno Gonzalo Tapia, que deixou o atacante do São Paulo com um sangramento no nariz. Este lance é tratado como possível expulsão porque o jogador do Palmeiras já havia atingido o atacante Tricolor com um pisão, não sendo punido com cartão em nenhuma das duas ocasiões.
Expulsão de Bobadilla: Desta vez, a reclamação é do lado palmeirense, que solicitava a expulsão do meio-campista do São Paulo, em uma falta que parou um ataque promissor do Palmeiras, com o paraguaio já tendo cartão amarelo.
Entre diversas declarações pós-jogo, a mais impactante foi o que disse Hernán Crespo, treinador do São Paulo, em entrevista coletiva após a polêmica derrota do São Paulo. “Pessoalmente, nunca vivi algo igual de escandaloso como hoje. Tenho 50 anos, 32 anos de futebol, como jogador e treinador. Nunca vi nada igual, nunca vi nada tão evidente. Tenho o maior respeito pelo Palmeiras, pelos jogadores, pelo treinador, pela história.” – Hernán Crespo, em coletiva pós-jogo.
Polêmicas de Bragantino x Grêmio
A equipe do Grêmio, que já vinha na bronca com a arbitragem por lances nos jogos contra o rival Internacional e o Santos, viveu uma nova polêmica, com um pênalti inexplicável marcado a favor do Bragantino, que serviu para o clube paulista garantir a vitória nos minutos finais.
O que ficou marcado neste jogo, além do pênalti, foi o desabafo do lateral Marlon, que cobrou a profissionalização dos árbitros pela CBF e fez outras reinvidicações essenciais para o futebol brasileiro e a melhora da arbitragem.
“O Grêmio Futebol Porto-Alegrense está sendo categoricamente roubado desde que começou o campeonato. A gente vive numa liga onde você quer melhorar o calendário, mas a gente não tem nem profissionalização dos árbitros. A gente vem de anos e anos e anos de corrupção numa federação onde você não consegue legalizar as coisas né, e isso tem muita influência direta no futebol. Quem sabe agora o presidente que assuma agora consiga profissionalizar e melhorar os árbitros.” – Marlon, após a derrota do Grêmio para o Bragantino.