Chegou o momento do duelo decisivo entre Palmeiras e River Plate pela Libertadores da América! No terceiro encontro das duas equipes em mata-mata, o Alviverde saiu na frente, vencendo por 1×2 no Monumental de Nuñez, abrindo o caminho para garantir a vaga dentro de casa, no Allianz Parque.
Após o jogo de ida na última semana, as duas equipes jogaram pelos seus campeonatos nacionais, com o Palmeiras vencendo por 4×1, diante do Fortaleza, e o River sendo derrotado por 2×0, contra o Atlético Tucumán. Vale lembrar que os dois entraram em campo com um time bastante mexido em relação ao que deve entrar em campo na noite desta quarta (24).
Jogo de ida
Na partida que abriu a eliminatória, o Palmeiras dominou o River Plate dentro do Monumental, abrindo 0x2 na primeira etapa, com gols de Gustavo Gomez e Vitor Roque, tendo chances até para aumentar o placar, colocando a zaga do River em situação complicada, já que não conseguia sair jogando e pouco ficava com a posse de bola.
Já na segunda etapa, Gallardo traz Quintero ao time e o setor criativo melhora significativamente, ainda mais com a entrada de Facundo Colidio, quando o time da casa finalmente conseguiu incomodar o Palmeiras, que se mostrou visivelmente cansado na etapa final, trazendo o River ao ataque, com muitos cruzamentos e chutes de fora da área, sendo assim que saiu o gol, com Martínez Quarta, contando com um desvio que tirou Weverton da jogada.
O River Plate ainda reclamou de um pênalti em lance de Weverton com Montiel, porém o árbitro da partida acabou anulando a marcação da falta por um impedimento do próprio lateral do River, que disputou a bola com o goleiro brasileiro.
Análise prévia do jogo de volta
Até pelo resultado do jogo de ida, o Palmeiras pode esperar um River Plate bastante ofensivo, já que precisa do resultado e conta com o retorno de Giuliano Galoppo, um dos destaques da equipe na temporada, que acabou ficando de fora no primeiro jogo, por conta de um cartão vermelho recebido na fase anterior.
Marcelo Gallardo, treinador do River, fez uma prévia sobre a partida, dando dicas de como deve chegar para enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque, dizendo que é difícil, mas não impossível
“Se fizermos um bom jogo e encontrarmos boas soluções coletivas, teremos uma chance. Temos de pensar que é possível, que a diferença é de apenas um gol. E vamos jogar com a determinação que precisamos. É um grande desafio, mas vamos nos preparar com a energia necessária para reverter o resultado. Essas partidas contra times do mesmo nível que o seu são uma grande oportunidade. Parece difícil, impossível, mas é um belo desafio.” – disse Marcelo Gallardo. (Aspas retiradas do UOL).
Pelo lado palmeirense, o Verdão deve contar com casa cheia e uma linda festa da torcida para enfrentar a equipe argentina, além de ter um time mais forte que o adversário, tendo que tomar cuidado ao mesmo tempo, por ter uma vantagem de apenas um gol.
Palmeiras e River já decidiram duas semifinais na história da Libertadores, em 1999 e 2020, com o Palmeiras levando a melhor nas duas situações e se sagrando campeão, posteriormente, vencendo Deportivo Cali e Santos, respectivamente.