Home / Entretenimento / Conheça a trajetória de Luiz Lira, o grande vencedor do Chef de Alto Nível

Conheça a trajetória de Luiz Lira, o grande vencedor do Chef de Alto Nível

lira na final do chef de alto nivel

Reprodução / Instagram @globo

Luiz Lira é o grande vencedor da primeira edição do reality culinário “Chef de Alto Nível”. O cozinheiro profissional, que integrou o time de Alex Atala, conquistou o prêmio de R$ 500 mil, além de uma mentoria exclusiva com os renomados chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto. Para completar, ele terá a chance de participar de uma imersão no renomado restaurante Outback. Na grande final, ele competiu com Arika Messa e Allan Mamede, e seu menu diversificado e tecnicamente impecável foi o que o consagrou campeão.

Conhecido por sua habilidade em trabalhar com múltiplos ingredientes e combinar sabores complexos, Lira demonstrou foco e concentração em todas as etapas do programa. Na final, ele apresentou um menu de três pratos que impressionou os jurados. Como entrada, serviu ostras com redução de balsâmico e creme de couve-flor. O prato principal, focado em peixes, foi um robalo grelhado com caldo de tucupi, alcachofras branqueadas e glaceadas na manteiga. Para a sobremesa, ele preparou um carré de cordeiro, molho de vinho tinto, molho de pimentão amarelo, couve salteada, supreme de laranja tostada e cebolinha no vinho branco.

A trajetória de Luiz Lira no reality foi marcada por momentos marcantes. Consultor técnico de gastronomia do Senac, ele entrou no programa com vasta experiência, tendo trabalhado em restaurantes estrelados e morado na Espanha e na França. Um dos momentos mais emocionantes foi o reencontro com Ana Maria Braga nas seletivas, já que sua avó, Quitéria, foi a braço direito da apresentadora no início de sua carreira na TV.

Na fase de times, ele foi a primeira escolha de Alex Atala, que justificou a seleção pela “consistência” que o chef apresentou nas provas. Lira se destacou ao vencer a prova da cumbuca, com um robalo grelhado e molho cítrico de agrião, o que lhe rendeu o primeiro Broche de Imunidade da temporada. Em outro desafio, sua estratégia audaciosa de pegar todas as batatas disponíveis o levou à vitória, com um lagarto recheado e molho jus, garantindo o primeiro Broche do Tempo, que lhe deu segundos extras na prova.

Na fase individual, ele superou todos os desafios propostos sem ser eliminado, garantindo sua vaga na semifinal ao lado de Arik, Raphael e Mamede. Na semifinal, Lira se destacou com um prato vegetariano, uma mousseline de batata-baroa com pequi, que o classificou diretamente para a grande final e o levou à vitória.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *