Reprodução/Globo
Taís Araújo está no ar no remake de Vale Tudo como Raquel, que trabalha vendendo lanches na praia e é enganada pela filha, Mária de Fátima, que vende a casa das duas em Foz da Iguaçu para seguir carreira de modelo no Rio de Janeiro.
Inicialmente, a cozinheira não desconfia de Fátima e acredita que a filha foi enganada, por isso vendeu a casa. No entanto, após encontrá-la na cidade maravilhosa e ser maltratada, ela percebe o quanto a moça está disposta a fazer tudo por dinheiro – até mesmo enganar a família.
A partir daí, começa um novo capítulo na vida de Raquel. Com muita garra, esforço, e ajuda dos amigos que conheceu – Poliana (Matheus Nachtergaele), Aldeíde (Karine Teles) e Gilda (Letícia Vieira), abre o restaurante Paladar.
Raquel é procurada por Celina Roitman (Malu Galli), que propõe sociedade, com o objetivo de conquistar a independência financeira dos Roitman. A empresária aceita a proposta e a herdeira passa a ser sócia majoritária do estabelecimento, com 65% das ações.
Mas o império de Raquel Acioly desmorona quando Odete (Débora Bloch), descobre que a irmã é sócia da empresa. A dona da TCA nunca gostou da dona da Paladar e ficou ainda mais furiosa quando soube que o sobrenome Roitman estava ajudando a moça em seus negócios.
Sem dó, a bilionária obriga Celina a vender sua parte do restaurante, e o resultado é imediato – como Celina detém 65% das ações, a empresa vai a falência.
Taís Araújo conta que ficou surpresa ao ler o roteiro. No início, gostou da história, dizendo que a personagem representaria todos os brasileiros que conseguiram ascensão por meio do trabalho honesto. Confira o que Taís Araújo disse ao Portal CNN:
“Cara, a narrativa dessa mulher é a cara do Brasil! Ela vai ter uma ascensão social a partir do trabalho. Vai ser linda, ela vai ascender e vai permanecer. Isso vai ser uma narrativa muito nova do que a gente vê sobre a representação da mulher negra na teledramaturgia brasileira.”

Mas isso muda quando descobre o que acontece depois que Odete vende a Paladar:
“Esse momento da Raquel voltar a vender sanduíche na praia, confesso que recebi com um susto. Porque não era a trama original. Então, para mim, a Raquel ia numa curva ascendente. Quando vi aquilo, falei: ‘Ué, vai voltar para a praia, gente’.
É urgente que a gente se veja nesse lugar. E acho que a Raquel tinha todas as possibilidades da gente contar essa nova narrativa dessa mulher. E quando li, pensei: Ai, meu Deus, não vai ter? Não, não vai ter’. Tenho que lidar com a realidade que me cabe, que é a de uma intérprete de uma personagem que não é escrita por mim.” – completa Taís Araújo.

Na versão original, Raquel se torna uma empresária bem sucedida, esposa de Ivan, e acaba tendo que criar o neto, fruto do relacionamento de Maria de Fátima e o modelo César.
Para mais notícias sobre Taís Araújo e outros conteúdos sobre novelas, acesse o 7D