Reprodução/Globoplay
Na última segunda-feira (12), a nova novela das 19h, Coração Acelerado, estreou na Rede Globo. A novela começou com muita cantoria e sertanejo, e uma polêmica; os fãs se incomodaram com a abertura do novo folhetim, alegando um uso exagerado de Inteligência Artificial.
“A morte da arte diante de nós. Abertura de Coração Acelerado com quilos de inteligência artificial e de novo com esse troço de ficar falando o título da novela no final. Que coisa hedionda; indesculpável” – comentou um internauta no X (antigo Twitter).
“C*r*lho, que fubanguice é essa na abertura de Coração Acelerado? Tá repleto de trecho que transpira Inteligência Artificial. A ideia do vídeo é legal, mas seria ainda mais legal se tivessem gastado mais que o dinheiro de uma coxinha e um guaraná” – comentou outro.
“Uso de inteligência artificial em algumas cenas, excesso de transições com brilhos amarelados, locução desnecessária no final e uma desincronia do fim da música com a entrada da logo. Pontos baixos da abertura. Mas, para quem teve Vai na Fé, isso é um luxo se comparado.”
Alguns telespectadores também reclamaram da junção entre a música tema de Coração Acelerado. “Olha Onde Eu Tô”, de Ana Castela, e os cenários escolhidos para a abertura.
“Glô, a abertura não casou com a música. Parece que jogaram um monte de prompts aleatórios. A senhora já foi bem mais caprichosa nas aberturas de novela. Usar inteligência artificial é o cúmulo da breguice.”

O uso de IA nas novelas
O uso de Inteligência Artificial em novelas já é algo comum. No ano passado, a Globo utilizou recursos de IA em Êta Mundo Melhor para gerar emoções realistas no burro Policarpo, amigo leal do protagonista Candinho (Sérgio Guizé). Além disso, a emissora teve o auxílio da tecnologia para recriar a cidade de São Paulo das décadas de 1940 e 1950, e animar outros animais da trama.
A estreia de Coração Acelerado
Coração Acelerado acontece no Centro-Oeste do Brasil, reunindo nomes como Leandra Leal, Letícia Spiller e Daniel de Oliveira no elenco. No início da trama, os telespectadores acompanham Agrado ainda criança, interpretada por Raja Justus. A menina vive junto a mãe, Janete, vivida por Letícia Spiller, cantora de uma caravana musical. As duas tem algo muito especial em comum; a paixão pela música sertaneja. Agrado sonha com um carreira de sucesso, e segue se apresentando em shows de talento de pequenas cidades. Em uma das cenas mais emblemáticas da novela, Mãe e filha assistem a um show de Marília Mendonça. em homenagem à cantora falecida em 2021.
Agrado conhece João Raul, interpretado durante a infância por Rafael Rara. Eles se conhecem no interior de Goiás, e cantam juntos uma música escrita pela garota. A novela também aproveita o primeiro capítulo para revelar o passado de Janete. Noiva de um homem muito ciumento, ela o enfrenta para ter a chance de se apresentar em um festival. O futuro marido não aceita, culminando no fim do relacionamento, e é aí que a mulher decide fugir. Em sua fuga, ela conhece Jean Carlos e engravida após passar uma noite com um homem, mas parte sem revelar a gestação.
Anos depois, ele retorna com o objetivo de reencontrar Janete, mas durante uma discussão, a moça cai em um barranco e Jean morre ao ser empurrado por sua irmã, Zilá (Leandra Leal), que havia sofrido uma chantagem do homem.
Veja a abertura da novela
Acesse o blog 7d para mais notícias e atualizações de Coração Acelerado




