Reprodução/Instagram @jimmykemmel
O anúncio da suspensão do programa de Jimmy Kemel veio no última quarta-feira (17). A decisão foi tomada após comentários feitos pelo apresentador, que relacionou o assassinato de Charlie Kirk, ativista alinhado a política de direita, aos apoiadores do governo Trump.
No programa exibido na última segunda-feira, (15), Kemel declarou que o movimento MAGA (Make American Great Again), estava diretamente ligado ao acontecido e que os apoiadores de Donald Trump estavam tentando justificar o fato:
“A turma do MAGA está desesperada para caracterizar esse garoto que matou Charlie Kirk como qualquer coisa que não seja um deles e fazendo de tudo para tirar proveito político disso.” Após o comentário, a rede americana ABC tirou o talk show do ar, além de repudiar a fala.
O presidente da FFC (Comissão Federal de Comunicações), Brendan Carr, disse ao Podcast The Benny Show que a fala de Jemmy Kemel teve a “conduta mais doentia possível.” Completou dizendo que as medidas cabíveis deveriam ser tomadas e que poderiam resolver o problema do jeito fácil ou do jeito mais difícil:
“Essas empresas podem encontrar maneiras de mudar a conduta e tomar medidas contra Kimmel, ou haverá mais trabalho para a FCC pela frente.” (Nota divulgada na CNN Brasil). Carr comentou também que considera Kemmel um apresentador sem talento.
Trump comemorou a suspensão. O presidente americano classificou os comentários como um ataque da imprensa americana ao governo. Os democratas, por sua vez, alegam censura. O político se defendeu da declaração, dizendo que Kemmel foi demitido por baixa audiência e falta de talento.
Seus apoiadores classificaram a fala como insensível e desrespeitosa.
Quem é Jimmy Kemmel

Jimmy Kemmel começou a carreira no rádio, mas migrou para a televisão. Co-apresentou programas como Win Ben Stein’s Money e The Man Show. Em 2003 lança seu próprio talk show, Jimmy Kimmel Live!, e tornou-se um dos principais apresentadores dos Estados Unidos.
Chegou a apresentar o Oscar e já declarou em entrevista que tem interesse em apresentar novamente a premiação. Entrevistou celebridades como Lady Gaga, Tom Cruise, Brad Pitt e Jennifer Aniston. Recebeu há pouco tempo a atriz Fernanda Torres em sua programação.
O Atentado contra Charlie Kirk

Charlie Kirk morreu em 10 de setembro aos 31 anos, após ser baleado em uma Universidade de Utah. O atirador agiu em cima de um telhado. Assim que o disparo aconteceu, começou uma grande correria pelo campus. Tyler Robinson, autor do crime, se entregou à polícia.
Nas balas, estavam registradas frases como “Hey fascist! Catch!” (“Ei, fascista! Pega essa!”) e “Bella ciao”, fazendo referência a resistência antifascista. Robinson não possuia antecedentes criminais e não votou na última eleição. Charlie Kirk será enterrado em 21 de setembro no Arizona.
A universidade continua em isolamento. Estudantes brasileiros desabafaram sobre o medo que sentiram no momento em que escutaram o tiro e que tentaram se proteger como podiam. Uma aluna se escondeu atrás de uma escada para ligar para o pai. (Fonte das falas – Fantástico).