Reprodução/TV Globo
Recentemente, as autoridades descobriram quem estava por trás da perseguição da atriz Isis Valverde, que durou cerca de 20 anos. O homem foi identificado como Cristiano Rodrigues Kellermann, de 43 anos, natural do Rio Grande do Sul. No último dia 16, foi preso em flagrante pela polícia. O Fantástico do último domingo (21), detalhou a investigação e revelou imagens do stalker dentro do condomínio de Isis Valverde; Nos registros, é possível perceber que Cristiano esteve no prédio de Isis em diferentes ocasiões, mesmo com os esquemas rígidos de segurança. O local fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Detalhes da investigação
Segundo informações divulgadas pela equipe de investigação, o homem disse que estava “apaixonado” por ela, e confessou que perseguia Isis Valverde há duas décadas, com a intenção de se aproximar da artista. Ele contratou um detetive particular para descobrir o endereço e telefone dela, e chegou a se hospedar em um hotel onde a atriz passou uma temporada. Algumas pessoas próximas afirmaram que a perseguição mudou a forma como Isis usava suas redes sociais, evitando colocar sua localização em tempo real em suas fotos e postando apenas quando já havia saído do local. Em janeiro deste ano, Cristiano foi até o condomínio seu condomínio, se apresentando como um primo.

Ela o marido não estavam presentes no momento, mas a polícia foi acionada. “Eu estou correndo atrás dela faz uma semana para saber onde ela morava”, confessou o stalker. O caso foi denunciado ao Ministério Público, mas o culpado ainta tentou invadir a residência mais uma vez, desta vez em junho, levando presentes. Quando as autoridades chegaram, ele já havia ido embora. A última tentativa, que ocorreu na semana passada, resultou na prisão de Cristiano. O homem apresentou comportamento agressivo, e afirmou que não deixaria o condomínio até falar com a vítima. A defesa pediu uma avaliação psquiátrica, alegando histórico de internação compulsória por dependência química e comportamento de risco.
“O que nós estamos pedindo não é que ele seja solto, seja colocado em liberdade, porque ele vai continuar a perseguir a vítima. O que nós estamos querendo é uma internação no hospital de custódia para que ele inicie um tratamento psiquiátrico”, diz a advogada de Cristiano, Sandra Peluso.
Pronunciamento de Isis Valverde
Assim que soubre da prisão, a atriz se pronunciou em suas redes sociais. “Fui informada sobre a prisão de um homem que vinha me perseguindo há anos. Agradeço o trabalho das autoridades. Minha prioridade é a segurança da minha família e de todos ao meu redor.” Ainda segundo o Fantástico, o ator Marcos Pitombo também registrou perseguição e assédio, e consegiu uma medida protetiva contra o stalker, que chegou a frequentar um teatro onde realizou uma apresentação.
No ano passado, o Brasil registrou mais de 95 mil casos de stalking e perseguição, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Os números aumentam a cada ano, e podem ser até maiores do que o registrado, pois muitas vítimas tem medo de denunciar. Vale lembrar que o stalking também pode acontecer de forma remota, quando a vítima é assediada de forma online e perseguida através de suas redes sociais.




