O estudante cearense Paulo Victor Maciel Amora Fernandes, de 20 anos, morreu na madrugada deste domingo (23) após passar mal durante uma festa de música eletrônica em uma casa noturna de Fortaleza. O jovem estava acompanhado de amigos quando apresentou um mal súbito e precisou ser socorrido. Ele chegou a ser levado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), mas não resistiu e morreu poucas horas depois.
De acordo com a notificação de óbito, a morte foi registrada como “choque circulatório associado a intoxicação exógena desconhecida”. O documento, porém, não identifica qual substância pode ter provocado o quadro. O laudo cadavérico definitivo, que deve apontar a causa exata da morte, ainda está em elaboração pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Jovem estudava Serviço Social na Uece
Paulo Victor era aluno do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e integrava a Associação Atlética Acadêmica, que lamentou a morte do jovem:
“Paulo se mantém vivo na nossa memória, na história da Atlética e nas nossas vidas. Sua partida deixa um vazio para nós mas também nos deixa uma trajetória incrível, cheia de felicidade, alegria e amor”
Socorro foi acionado ainda na boate, afirma administração
Em nota, a casa noturna onde ocorreu o evento afirmou que mantém “procedimentos rigorosos de revista pessoal” e reforçou que é “terminantemente proibida a entrada e o consumo de substâncias ilícitas” no local. Segundo o estabelecimento, ao perceberem que Paulo Victor estava passando mal, a equipe chamou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O estudante recebeu atendimento inicial no local e, em seguida, foi encaminhado ao IJF, no Centro da Capital. Mesmo com os esforços da equipe médica, ele não resistiu.
Polícia investiga circunstâncias da morte
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil instaurou investigação para esclarecer as circunstâncias do caso. O inquérito está sob responsabilidade da Delegacia do 34º Distrito Policial, que segue colhendo depoimentos de amigos, funcionários da boate, organizadores do evento e demais testemunhas.
Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para ajudar a identificar o que ocorreu nos minutos que antecederam o mal-estar. A SSPDS destacou que somente após a conclusão do laudo da Pefoce será possível confirmar oficialmente a causa da morte.
Repercussão e homenagens
A morte do estudante gerou comoção entre colegas e membros da comunidade acadêmica. Amigos utilizaram as redes sociais para prestar homenagens e manifestar solidariedade à família. Publicações pedem que o caso seja devidamente esclarecido e reforçam a memória de Paulo Victor como um jovem alegre e dedicado aos estudos.
A família aguarda o laudo final para entender o que motivou a morte repentina do estudante.
Nota da Uece
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) também se manifestou por meio de nota, lamentando a morte do estudante e prestando solidariedade. Em comunicado escreveu:
“A Universidade Estadual do Ceará (Uece) manifesta profundo pesar pelo falecimento do estudante Paulo Victor Maciel Amora Fernandes, ocorrido neste domingo, 23 de novembro.
Paulo tinha 20 anos de idade e era aluno do 4º semestre do curso de Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), no campus Itaperi.
A Reitoria da Uece solidariza-se com familiares e amigos, neste difícil momento de dor.“




