Reprodução/INMET
Um ciclone extratropical formado nesta quarta-feira (10), continua influenciando o tempo nas regiões Sudeste e Sul do País. Em São Paulo, metereologistas registraram ventos de até 81,7 km/h nesta manhã. Segundo a Defesa Civil, as cidades litorâneas são as mais afetadas, com ventos de até 91 km/h. O Vendaval já estava previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que na última segunda-feira (08), emitiu um alerta de ressaca e tempestade para toda a região sul e sudeste. Ainda na capital paulista, árvores e placas de lojas foram derrubadas com a ventania. As autoridades não registraram incidentes graves com vímitas, mas a infraestrutura da cidade foi drasticamente abalada.

Sudeste do país
Rio de Janeiro e Minas Gerais não escaparam da lista de estados que serão afetados pelo ciclone extratropical. Na capital fluminense, Petrópolis e toda a região podem sofrer os impactos. Em MG, a capital Belo Horizonte e Juiz de Fora sentirão o impacto do ciclone com previsão de pancadas de chuva isoladas.
Sul
Na Avenida Paulista, as rajadas tombaram o Papai Noel inflável montado no palco para as comemorações de fim de ano. Já na região sul do país, o INMET alertou a população para tempestades e ventos costeiros na região metropolitana de Porto Alegre e o sudeste Rio-grandense. O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas para Desastres Naturais), emitiu alerta para ocorrências hidrológicas (inundações, tempestades, cheias, alagações) para as regiões de Pelotas, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Caxias do Sul, no RS.
Centro-Oeste
Florianópolis também recebeu o alerta para ventos fortes e tempestades, principalmente em regiões costeiras. No Paraná, esse alerta vai para a região oeste do estado. Por fim, as regiões Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul, Goiás e o sul de Mato Grosso estão sob riscos de tempestade. O ciclone extratropical forma uma área de baixa pressão que altera a circulação dos ventos, Dessa forma, o ar que fica ao redor da alta pressão acelera para preencher o vazio gerado pela queda de pressão atmosférica no núcleo do ciclone.
Previsão para os próximos dias
A boa notícia é que o INMET já confirmou que o ciclone que se formou no início desta semana deve se afastar em direção ao oceano a partir de amanhã (11/12). O calor deve se itensificar na região Sudeste, enquanto Minas Gerais e Espírito Santo devem seguir com tempo estável apesar do calor. No Centro-Oeste as temperaturas também ficarão altas, mas com possibilidade de chuva ao longo do dia.
Confira a lista dos estados mais afetados pelo ciclone:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- serra e sul do Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Goiás
- parte de Mato Grosso do Sul
- sul do Mato Grosso
Desastres naturais no Brasil
Segundo dados do Governo Federal, o Brasil perdeu cerca de R$ 485 bilhões nos últimos onze anos. Em 2023, a tragédia causadas pelas chuvas fortes no Rio Grande do Sul causaram um prejuízo de R$ 104 milhões, acendendo um alerta para investimentos no setor de prevenção e monitoramento de riscos de desastres naturais realizado pelo governo e a Defesa Civil.
(Com informações da CNN e O Globo)




