Biografia da cantora e empresária de 50 anos, que faleceu no último domingo (20/07).
Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974. A origem de seu nome é curioso: Seu pai, Gilberto Gil, ao registrar o nome da filha, foi barrado pelo Tabelião obrigado a colocar ‘Maria’ como segundo nome de Preta.
Ela começa a trabalhar em 1990 nas produtoras Conspiração e Dueto, e organizou videoclipes para nomes como Ivete Sangalo e Ana Carolina. Em 2002, começa a investir na carreira de cantora, mas foi em 2003 que ela estreou com o álbum Prêt-à Porter – aparecendo nua na capa, o que gerou polêmica na época.

Em maio, estreia como atriz na novela Agora é que são elas, da Globo. E em abril de 2004, assina contrato com a Rede Bandeirantes para começar a carreira como apresentadora. Preta comandou o Caixa Preta, que foi cancelado em Outubro do mesmo ano.
Seu segundo álbum foi lançado em 2005, e em 2007 interpreta Helga, a vilã da telenovela Caminhos do Coração, da Record. Mas a artista decide focar na carreira musical, e em 2009 grava seu primeiro álbum ao vivo na casa noturna The Week, no Rio de Janeiro.
Em 2012, a empresária lança o álbum Sou Como Sou, e grava o DVD Bloco da Preta, comemorando seus 10 anos de carreira.

Vida Pessoal
Preta foi casada com o ator Otávio Muller por dois anos, com quem teve seu primeiro filho: Francisco Gadelha Gil Moreira Muller de Sá, que nasceu em 1995. Seu segundo casamento foi com o mergulhador Carlos Henrique Lima, e durou quatro anos. Além disso, a artista já namorou Caio Blat, Paulo Vilhena, e Marcos Mion.
De 2015 à 2023, foi casada com Rodrigo Godoy, professor de educação física. Em 2015, se torna avó de Sol de Maria, filha de Francisco Gil e Laura Fernandez.
A apresentadora em seus stories do Instagram também se assumiu bissexual em junho do ano passado.
Saúde
Em janeiro de 2023, foi diagnosticada com câncer no intestino. Foi submetida à uma cirurgia para retirada do tumor, que causou uma ileostomia: parte do intestino delgado é exposta no abdômen, e é preciso utilizar uma bolsa de colostomia.
Ela ainda passou por tratamento com quimioterapia, e em dezembro do mesmo ano, realiza nova cirurgia.
Em maio deste ano, Preta Gil decide testar um novo tratamento contra o câncer oferecido nos Estados Unidos, na cidade de Nova York. Seu plano era voltar para o Brasil em agosto. Mas no dia 20 de julho de 2025, a cantora falece em terras norte americanas, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa e pela família.
Preta não está mais entre nós, mas com certeza deixou sua marca na música brasileira, e um legado que nunca será esquecido.

Print feito a partir do feed público @pretagil no Instagram
Fique por dentro das principais notícias sobre os famosos no 7D