Jacira Roque de Oliveira faleceu nesta segunda, 28. A mãe dos artistas lutava contra lúpus há mais de 25 anos, e atualmente estava com 60 anos.
Ela estava hospitalizada na cidade de São Paulo. Além de Emicida e Fióti, ela também era mãe de Katia e Katiane.
Jacira deixará legado para a literatura e a cultura brasileira. Em nota, a família lamenta o falecimento e pede respeito ao luto: “É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Jacira Roque De Oliveira, a Dona Jacira, aos 60 anos de idade.
Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida. Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para a as artes e para a cultura afrobrasileira.
Esse legado será levado adiante por sua família e todas as pessoas que tiveram sua vida impactada e transformada por sua presença de cuidado, amor, luz e fé neste plano.
A família agradece por todo amor e carinho e pede que respeitem a sua privacidade nesse momento tão difícil.”
Sobre a doença
O Lupús é uma doença autoimune que não tem cura. O sistema imunológico, ao invés de proteger o corpo, o ataca, atingindo órgãos vitais e trazendo consequências fatais.
Segundo dados da SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia), a doença afeta cerca de 65 mil brasileiros entre 20 a 45 anos.