O ator Mateus Solano, de 44 anos, se manifestou nesta terça-feira (21) após a repercussão de um vídeo em que ele aparece supostamente dando um tapa no celular de uma pessoa da plateia durante a apresentação do monólogo “O Figurante”, em Santa Rosa (RS), no último dia 14 de outubro. O registro viralizou nas redes sociais e gerou ampla discussão sobre o uso de celulares durante espetáculos teatrais.
Em tom de ironia, o ator iniciou seu pronunciamento dizendo:
“Atenção, pronunciamento mais do que especial. Finalmente, eu venho a público para esclarecer a polêmica da semana passada. Afinal de contas, o Brasil e o mundo pararam para comentar sobre o tapa mais famoso desde o ‘tapa da pantera’. Sim, o tapa deste que vos fala.”
Solano fez questão de negar qualquer agressão e explicou que não chegou a encostar em ninguém, nem a dar um tapa no aparelho.
“Achei o máximo a gente poder, através dessa polêmica, levantar um pouco a questão da falta de educação do público e os limites de um e do outro — do público e de quem está no palco. A única coisa que eu fiquei me coçando para falar, mas resolvi deixar a poeira abaixar, é que eu não dei tapa nenhum, nem no celular e muito menos em qualquer pessoa. O que eu fiz foi agir como um trombadinha e, rapidamente, eu peguei o celular, furtei o celular e joguei debaixo da poltrona.”
O ator também revelou que o momento foi registrado por outra câmera, já que naquele mesmo dia a peça estava sendo filmada para ser enviada ao diretor Miguel Thiré, que vive em Portugal.
“De tempos em tempos, a gente precisa filmar o espetáculo para mandar para o diretor poder me dirigir. Dizer: ‘Olha, ali você ganhou, aqui você perdeu’. E não é que foi justamente no dia do ‘tapa’ que a gente estava filmando? Portanto, eu tenho provas de que eu fui um ninja. Consegui não parar o espetáculo, tirar o celular que estava me atrapalhando e causar essa polêmica.”
No vídeo publicado por Solano, é possível ver o episódio de outro ângulo. Nas imagens, ele retira o celular da mão da espectadora e o coloca no chão, sem interromper a encenação. O ator também destacou que a luz do aparelho atrapalhava não apenas sua concentração, mas a experiência de todo o público.
“O teatro não é captável, é um momento único”, afirmou.
Assessoria de Mateus Solano se pronuncia
Em um comunicado, a assessoria de Mateus reforçou que antes de cada apresentação o público é avisado diversas vezes sobre a proibição de filmar e fotografar.
“Mateus Solano está há mais de um ano fazendo seu primeiro monólogo O Figurante por todo o país. Até agora, foram quase 200 apresentações assistidas por 100 mil espectadores. Antes do início de cada sessão, a plateia é avisada quatro vezes para desligar seus aparelhos celulares, que atrapalham, e muito, a quem está no palco e a quem está à volta”
“Nesse momento do espetáculo mostrado no vídeo, quem retira o celular da plateia é Ivana, uma das personagens interpretadas por Mateus, que circula pelo teatro e interage com o público ao longo da encenação. O Figurante segue em turnê pelo país, com diversas apresentações agendadas para as próximas semanas. Após cada sessão, Mateus seguirá recebendo o carinho de seu público, inclusive para tirar fotos e receber abraços, como tem feito desde a estreia do projeto”, completa a nota.
A equipe do ator informou que Solano se prontificou a reparar qualquer dano que possa ter causado ao aparelho da espectadora. Com a divulgação das novas imagens, o ator espera encerrar a polêmica e reforçar a importância de respeitar as regras de convivência no teatro.
“O teatro é uma troca entre quem está no palco e quem está na plateia. Se um dos lados se desconcentra, o encanto se quebra. E esse momento, que é único, se perde.”




