Um dos nomes mais comentados da internet atualmente, o youtuber Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca, foi o convidado do programa “Altas Horas”, da Rede Globo, onde contou mais sobre a sua vida e claro, bastidores e detalhes do seu vídeo-denúncia sobre adultização, que se tornou um dos vídeos mais virais da internet nos últimos tempos.
Vídeo de Felca
Para contextualizar, o vídeo se trata de uma denúncia de diversas situações que envolvem a adultização, como a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais, assunto abordado nos casos de Hytalo Santos e Kamylinha, Caroliny Dreher e outros exemplos utilizados por Felca, após uma reunião de provas de muito tempo, para que tivesse todo o material necessário para este vídeo-denúncia.
Além dos casos apresentados por Felca, ele ainda levou uma psicóloga especializada no assunto para responder algumas questões, principalmente sobre como a exposição pode influenciar na saúde mental das crianças no futuro.
Participação no Altas Horas
Atualmente sendo um dos maiores criadores de conteúdo da internet, somado ao sucesso de seu vídeo, que ultrapassa 45 milhões de visualizações, algumas falas de Felca em sua participação no Altas Horas, rodaram a internet, sendo publicadas por portais como o G1, por exemplo.
A primeira dela é sobre a exposição de crianças na internet, dizendo que na opinião dele, a internet é um abiente para adultos. “Criança não deve produzir conteúdo na internet. Internet é um ambiente para adultos […] A exposição não é algo fácil de lidar, vem com críticas, às vezes com um assédio e criança não está preparada para receber qualquer tipo dessas coisas.”
O youtuber ainda aconselhou alguns pais e responsáveis, para que a internet seja “menos presente” na vida das crianças, ou pelo menos de forma mais moderada.
“Se você enquanto pai tiver a capacidade de supervisionar o seu filho com 10, 11, 12 anos, ele pode consumir de forma moderada, na minha opinião. Mas se você não tem a capacidade, se você não consegue ser um pai presente, se você trabalha muito, às vezes tem muitas ocupações e tudo mais, na minha opinião, bloqueio [das redes].”, disse o youtuber.
Para finalizar, Felca destacou que tanto nesse vídeo sobre adultização quanto outros presentes em seu canal sobre temas sensíveis, a intenção verdadeira é a causa e expôr estes problemas, que não é nada sobre ele ou sobre o canal dele.
“Eu fico muito feliz porque não é sobre mim, não é sobre eu como pessoa. É sobre a causa mesmo.”, disse Felca, no Altas Horas.
Caso Hytalo Santos
Entre os casos mostrados por Felca, o que mais repercutiu foi relacionado a Hytalo Santos, que conforme mostrado no vídeo do youtuber, realiza uma exposição de adolescentes e crianças, colocando-as em um ambiente em que não condiz com a idade delas, em especial Kamylinha, de 17 anos, que está no ciclo de Hytalo desde os 12 anos de idade.
Atualmente, após investigações, Hytalo Santos se encontra preso preventivamente, junto de seu marido, Israel Vicente. Ele era investigado desde 2024 pelo Ministério Público da Paraíba por exposição de menores de idade em redes sociais, exploração e tráfico humano, segundo o G1.