Reprodução/Instagram @emmahemingwillis
O ator Bruce Willis foi diagnosticado com afasia em março de 2022, transtorno que acabou evoluindo para um quadro de demência que afeta o cérebro e as funções cognitivas do paciente. O distúrbio impacta a memória e os comportamentos do indivíduo, podendo causar falta de interesse pelas atividade, irritabilidade e falta de inibição.
O transtorno também prejudica a linguagem do afetado, dificultando sua comunicação. Recentemente, o 7D trouxe atualizações do estado de saúde do artista, detalhando os principais sintomas da doença:
- Dificuldade em encontrar palavras, perda de vocabulário, ou dificuldade em compreender a linguagem;
- Problemas de memória: Esquecimento de informações recentes e/ou repetição de perguntas ou ações;
- Dificuldade em realizar tarefas cotidianas
- Alterações motoras: Incluindo rigidez muscular, dificuldades na coordenação motora e problemas de equilíbrio;
- Dificuldade em tomar decisões e julgamentos
A demência frontotemporal não tem cura, mas Bruce Willis recebe tratamento especializado para tratar os sintomas. O astro já convive com o distúrbio há dois anos. Emma Heming, esposa de Willis, relatou que ele está vivendo em uma casa separada, recebendo assistência 24 horas, mas que não deixou de conviver com a família.
Em seu livro “Rumo Inesperado“, Emma Heming explicou como a doença do marido impactou na vida da família, e que chegou a duvidar da própria sanidade mental e pensar que estava imaginando coisas. Apesar do relato, escreveu que Bruce está lidando bem com a doença.

Heming diz que os primeiros sinais da demência apareceram em 2015. Naquele ano, Bruce Willis começou a apresentar gagueira. Em entrevista ao Fantástico, ela confessou que ouviu de diversos neurologistas que esta “é a pior de todas as demências.”
Estado de saúde atual de Bruce Willis
Hoje, Emma diz que, apesar da gravidade e agressividade da doença, ele vem lidando bem com os sintomas, e que a família trabalha junto no enfretamento do distúrbio.
“Quer dizer, ainda temos esses dias. Não dias, mas momentos. É a risada dele, né? Ele tem uma risada tão gostosa. E, sabe, às vezes você vê aquele brilho nos olhos dele ou aquela faísca, e, sabe, eu simplesmente me transporto. E é difícil porque, tão rápido quanto esses momentos aparecem, eles desaparecem.” – diz Emma.
Trabalhos e papéis importantes do ator na indústria cinematográfica
Alguns de seus trabalhos envolvem os filmes O Sexto Sentido, Duro de Matar, Armageddon, Sin City, Xeque Mate e Pulp Fiction.