Home / Famosos / Datena passa por cirurgia no coração e afirma que situação era ‘muito grave’

Datena passa por cirurgia no coração e afirma que situação era ‘muito grave’

Captura de tela 17 12 2025 115812 noticiasdatv.uol .com .br

Reprodução/Instagram

Na última terça-feira (16), o apresentador José Luiz Datena (68) passou por uma cirurgia cardíaca no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em suas redes sociais, o comunicador explicou que precisou passar pelo procedimento por conta de uma complicação no seu quadro de diabetes. Datena também aproveitou para fazer alertas sobre os riscos da doença. “Meus amigos e minhas amigas, desculpem a aparência, mas eu acabo de fazer um procedimento no coração. Uma cirurgia onde desentupi todas as artérias. Eu tenho um problema sério de diabetes. Estava realmente muito grave, mas agora eu estou livre.” – finalizou Datena.

Datena foi submetido à intervenção cirúrgica

Ele não deu muitos detalhes sobre a cirurgia em si, mas alertou os seguidores para que contiunem realizando exames contínuos. “Você que tem diabetes: faça exames contínuos.” – ressaltou. “Preservando a sua saúde, você também preserva a saúde dos seus filhos, parentes e esposa. Você tem que se manter saudável para poder estar junto deles por mais tempo.” – completou. Datena já passou por outros procedimentos cardíacos e chegou a colocar stents no coração (pequeno tubo colocado na artéria para impedir seu entupimento).

Datena
Reprodução/Rede TV

No vídeo divulgado, ele ainda agradece a equipe do hospital, e finaliza mandando uma mensagem de natal aos internautas. ‘Um feliz Natal, um grande ano, que vocês tenham muita saúde. Lembrando que preservando a saúde de vocês, vocês preservam a saúde dos filhos.” José Luiz Datena nasceu em Ribeirão Preto, e começou a carreira atuando no jornalismo esportivo como locutor e repórter. Depois, migrou para a televisão. Mas foi durante sua apresentação no Brasil Urgente, programa de notícias policiais da Band, que o apresentador se destacou. Também apresentou o Cidade Alerta e teve passagens pelo SBT e pela Rede TV.

A relação entre a diabetes e problemas cardiovasculares

image 46
Reprodução/Pexels

Uma pesquisa da Federação Internacional da Diabetes divulgada pela Veja Saúde revelou que cerca de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 falecem por causas relacionadas à problemas cardíacos. O estudo afirma que os pacientes da doença correm o risco de suas artérias se desgastarem mais rapidamente, pois o excesso de glicose no sangue agride o endotélio, a camada interna dos vasos sanguíneos, e torna o colesterol LDL (também conhecido como o colesterol ruim) mais agressivo. Na maioria dos pacientes, o problema pode ser tratado sem cirurgia, por meio de um tratamento clínico que envolve medicação e uma mudança no estilo de vida.

Remédios como as estatinas, responsáveis pela redução do colesterol, e remédios que diminuem os riscos da formação de coágulos são os principais aliados no combate à condição. A intervenção cirúrgica acontece quando as placas de gordura causam estreitamentos importantes das artérias, comprometendo o fluxo de sangue e sintomas como dor no peito e falta de ar. Os procedimentos são divididos em duas categorias:

  • Angioplastia: Um cateter fino e flexível é guiado até a artéria coronária comprometida, abrindo a passagem da artéria. Costuma ser um procedimento minimamente invasivo.
  • Cirurgia de revascularização do miocárdio: Para realizar o procedimento, o cirurgião retira veias da perna ou artérias da parede do tórax, que passam a funcionar como “desvios” dos fluxos sanguíneos. É uma cirurgia mais complexa, e indicada para casos mais graves.

A prática de exercícios físicos semanalmente, alimentação balanceada, controle de peso e abandono do tabagismo são as práticas recomendadas pelos especialistas como prevenção.

Acesse o blog 7D para mais notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *