O Santos está na busca por um treinador e alguns nomes já foram ventilados, porém ainda sem alguma aproximação de acordo fechado, mesmo que existam favoritos da diretoria para o cargo.
O primeiro nome comentado nos bastidores foi de Adenor Bacchi, mais conhecido como Tite, já que sua comissão técnica fica no clube até o momento, mesmo com a saída de Cleber Xavier. O nome do treinador já foi praticamente descartado, em um primeiro momento.
Outros nomes como Jorge Sampaoli, Luis Zubeldia e Juan Pablo Vojvoda foram ventilados e foram ligados ao Santos nas últimas horas. Por isso, vamos analisar o perfil e os últimos trabalhos destes treinadores, já que existe a chance de um deles ser o novo técnico do Santos.
Jorge Sampaoli
O argentino é disparado o nome preferido da torcida, já tendo sido cogitado antes mesmo de Cléber Xavier ser demitido, após a derrota contra o Vasco no último domingo (17).
Sampaoli teve uma passagem pelo Santos em 2019, quando foi vice-campeão brasileiro, fazendo uma das melhores campanhas de segundo colocado da história. Além disso, o time jogava um futebol vistoso e eficiente, sendo considerado um dos melhores trabalhos da carreira de Sampaoli e com certeza, o melhor feito no clube desde muito tempo.
A vinda de Sampaoli esbarra em alguns pontos, que podem ser resolvidos.
- Pedido de reforços: O treinador não abre mão de alguns reforços, em especial na parte defensiva, principal deficiência do Santos na temporada. Por outro lado, ele aceitaria a promessa desses reforços chegarem para 2026.
- Carta branca em decisões do futebol: O argentino deseja fazer parte da maioria das decisões envolvendo o departamento de futebol, inclusive pede a contratação de um gerente de futebol de sua confiança
- Contrato: Sampaoli pede um contrato de dois anos para ele e sua comissão técnica, que seria formada por um grande número de auxiliares.
Luis Zubeldia
Pessoas próximas ao treinador confirmar uma procura do Santos, mas em forma de sondagem até o momento. O treinador argentino saiu recentemente do São Paulo, após um início muito ruim de Brasileirão, com apenas duas vitórias em 12 jogos.
Ano passado no Tricolor, Zubeldia fez uma boa campanha no Brasileirão, terminando em 6º lugar, além de ter ido até as quartas de final da Copa do Brasil, eliminado para o Galo, e na mesma fase da Libertadores, eliminado para o Botafogo nos pênaltis.
Vale lembrar que o treinador ainda não teve a sua rescisão com o São Paulo assinada, mesmo tendo sido demitido há dois meses atrás.
Juan Pablo Vojvoda
Talvez o nome mais complicado da lista, Juan Pablo Vojvoda encerrou recentemente um ciclo de mais de quatro anos no Fortaleza, mas mesmo assim não é confirmado que voltará a trabalhar neste ano de 2025.
Com passagens de destaque pelo Talleres e pelo próprio Fortaleza, o treinador é um dos nomes mais visados do mercado, mas fontes dizem que só pensa em voltar ao cargo de treinador em 2026.
O argentino também teve boa aprovação da torcida santista, mas a diretoria entende que chegaria como uma aposta, menos arriscada que Cléber Xavier, porém uma aposta.