Home / Esporte / Veja quem pode garantir vaga para a Copa do Mundo de 2026 nesta Data Fifa

Veja quem pode garantir vaga para a Copa do Mundo de 2026 nesta Data Fifa

gettyimages 2234581941

Reprodução / Instagram @ge

A contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2026 segue acelerada. A Data Fifa de novembro promete emoções decisivas nas Eliminatórias, especialmente na Europa e na América do Norte. Até a próxima terça-feira, 14 seleções podem carimbar o passaporte para o Mundial, sendo 11 europeias e 3 da Concacaf. Com isso, o número de classificados chegaria a 42, de um total de 48 participantes.

Atualmente, 28 seleções já estão garantidas na competição, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. As últimas seis vagas serão definidas em março de 2026, nas repescagens da Europa e da repescagem mundial. Nesta Data Fifa, além das vagas diretas, também serão conhecidas as seleções que disputarão os playoffs, 16 europeias, duas da América do Norte, uma da África e uma da Ásia.

Europa terá 11 novas classificadas

A Inglaterra é, por enquanto, a única seleção europeia já confirmada na Copa do Mundo. Nos próximos dias, serão disputadas as duas rodadas finais das Eliminatórias, que definirão os líderes dos 11 grupos restantes. Cada líder se classifica diretamente para o Mundial, enquanto os vice-líderes vão para a repescagem.

Grupo A: Alemanha e Eslováquia estão empatadas com 9 pontos, e a Irlanda do Norte, com 6, ainda sonha com a vaga direta.
Grupo B: A Suíça lidera com 10 pontos, seguida por Kosovo (7). Eslovênia e Suécia lutam por vaga na repescagem.
Grupo C: Dinamarca e Escócia, ambas com 10 pontos, duelam ponto a ponto pela classificação.
Grupo D: França, Ucrânia e Islândia ainda brigam pela liderança. O Azerbaijão, com apenas 1 ponto, tenta se segurar na repescagem.
Grupo E: Espanha está com 12 pontos e pode garantir a vaga já nesta rodada. A Turquia segue viva na disputa.
Grupo F: Portugal lidera com 10 pontos e está muito próximo da vaga, mas Hungria e Irlanda ainda têm chances.
Grupo G: Holanda, com 16 pontos, e Polônia, com 13, brigam pelo topo. Finlândia tenta uma vaga via repescagem.
Grupo H: Áustria (15), Bósnia (13) e Romênia (10) seguem com chances tanto de vaga direta quanto de playoff.
Grupo I: Noruega (18) e Itália (15) protagonizam um duelo direto. Israel não alcança mais a zona de classificação.
Grupo J: Bélgica, Macedônia do Norte e País de Gales disputam ponto a ponto a liderança e um lugar na repescagem.
Grupo K: Inglaterra já está classificada. Albânia e Sérvia lutam para garantir presença na repescagem.
Grupo L: A Croácia lidera com 16 pontos e tem classificação praticamente assegurada, com ampla vantagem no saldo de gols.

Nomes como Cristiano Ronaldo (Portugal), Mbappé (França) e Memphis Depay (Holanda) são algumas das grandes estrelas em campo nesta reta final das Eliminatórias europeias, que prometem jogos decisivos e muita emoção até o apito final.

Concacaf define mais três seleções

Na terceira fase das Eliminatórias da Concacaf, três seleções ainda garantirão classificação direta para o Mundial. Os três países-sede, Canadá, Estados Unidos e México, já têm vaga assegurada, restando ainda outras três vagas diretas e duas para a repescagem.

Atualmente, Suriname, Jamaica e Honduras lideram seus grupos e estariam indo para a Copa. Caso o cenário se mantenha, Curaçao e Costa Rica iriam para a repescagem intercontinental.

A Jamaica, liderada pelo atacante Leon Bailey, da Roma, é uma das sensações do torneio, mostrando força e equilíbrio. Honduras e Suriname também vivem bom momento e dependem apenas de si para se garantirem no Mundial.

Repescagens definirão as últimas seis vagas

Após o fim das rodadas de novembro, restarão apenas seis vagas a serem decididas em março de 2026.

Na Europa, 16 seleções participarão da repescagem. Serão os 12 segundos colocados dos grupos e mais quatro equipes que ficarem abaixo dessa posição, mas tiverem boas campanhas na Liga das Nações. Pelo cenário atual, País de Gales, Romênia, Suécia e Irlanda do Norte herdariam essas vagas extras.

Essas 16 seleções serão sorteadas em quatro chaves. Cada chave terá duas semifinais e uma final, apenas o campeão de cada uma delas garante presença na Copa do Mundo.

Já a repescagem mundial reunirá seis seleções: uma da América do Sul (Bolívia), uma da Oceania (Nova Caledônia), uma da Ásia, uma da África e duas da Concacaf. As duas equipes melhores colocadas no ranking da Fifa avançam direto às finais, enquanto as outras quatro disputam duas semifinais. As duas vencedoras dessas finais ficarão com as últimas vagas no Mundial de 2026.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *