Como acontece em todos os anos, a premiação da Bola de Ouro, organizada pela revista francesa France Football, gera muita repercussão, seja de comentário positivos ou negativos em relação à entrega do prêmio de Melhor Jogador do Mundo, o principal deles, e outros, englobando diversas categorias do futebol masculino e feminino.
Posicionamentos sobre o prêmio
O prêmio que mais gerou discussão foi o de Melhor Jogador do Mundo, apesar da grande maioria do público reconhecer que Ousmane Dembelé realmente foi o grande jogador da temporada, alguns envolvidos no prêmio, como o Pai de Yamal e a esposa de Raphinha, se pronunciaram em defesa de ambos.
Sobre o brasileiro, o que mais foi dito em relação a sua posição, foi por ele ter ficado na quinta colocação, considerada injusta pela grande maioria dos analistas, que esperavam Raphinha entre os 3, ao lado de Dembelé e Yamal, em vaga que ficou com o português Vitinha, seguido de Salah em quarto e aí sim, o atacante do Barcelona em quinto lugar.
Neymar: “Raphinha em quinto é sacanagem”
Natália Belloli (Esposa de Raphinha): “As RUAS jamais vão esquecer dessa temporada! 61 G/A! Tu é ABSURDO!”
O segundo lugar, Lamine Yamal, também ficou com o prêmio Kopa, pela segunda vez consecutiva, porém seu pai, Mounir Nasraoui não se mostrou nada contente com a perda do prêmio, dizendo que para ele, Yamal é o melhor jogador do mundo.
“Acho que é o pior… não vou dizer roubo, mas dano moral a um ser humano. Acho que Lamine Yamal é o melhor jogador do mundo, de longe, por uma margem enorme. Não porque ele é meu filho, mas porque ele é o melhor jogador do mundo. Acho que não há rivais” (Aspas retiradas da ESPN)
Discurso de Dembelé
O vencedor, Ousmane Dembelé, fez um discurso emocionante, citando todos os pontos de sua carreira, lembrando de sua infância, e agradecendo todos os clubes por onde passou, incluindo claro o Paris Saint-Germain, clube por onde fez a temporada que o levou para o lugar mais alto do pódio no prêmio da Bola de Ouro.
“Vencer esse troféu e sendo entregue pelo Ronaldinho, uma lenda do futebol… Sinto muito orgulho e é um privilégio imenso. Quero primeiro agradecer ao PSG, o presidente, toda a equipe, uma família incrível. Quero agradecer também a toda a comissão técnica, o Luis Enrique foi incrível para mim, foi muito importante para a minha carreira, agradecer também aos companheiros de equipe, foi uma temporada magnífica, recebi apoio nos momentos bons e nos menos bons. Ganhamos os troféus coletivos, esse é individual, mas também é coletivo, não conseguiria sem a equipe. Quero agradecer todos os clubes que passei também, o período no Barcelona em que aprendi muito com grandes jogadores como Iniesta e Messi. […] Agradecer à minha cidade, onde cresci, joguei, dei os primeiros chutes, comecei a jogar bola como criança, é um prazer ter crescido lá, muito obrigado! E por fim quero agradecer minha família, minha mãe, ela sempre esteve ao meu lado em todos os momentos, os mais tensos, os mais difíceis.” (Aspas retiradas da ESPN)
Citado no discurso do francês, o ex-companheiro de Barcelona, Lionel Messi, o maior vencedor do prêmio, parabenizou o amigo pela conquista. “Grande Ous!!! Parabéns, estou muito feliz por você. Você merece.” – comentou Messi, em uma publicação no Instagram.
Dembelé foi o jogador com mais participações para gols no Paris Saint-Germain, que conquistou a UEFA Champions League e foi vice-campeão do Mundial de Clubes. Além disso, foi o grande responsável por ter classificado a equipe francesa na Fase de Liga, já que no intervalo do jogo contra o Manchester City, estavam sendo eliminados, sendo salvos por grande atuação de Ousmane.