Home / Esporte / Série B: veja quem subiu para a Série A e quem caiu para a Série C

Série B: veja quem subiu para a Série A e quem caiu para a Série C

meu padrao nsc total 8

Reprodução / Instagram @brasileirao

A rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro, disputada na noite deste domingo, definiu as últimas vagas na elite e confirmou também o quarto rebaixado para a Série C de 2026. O Coritiba, que já havia garantido o acesso com antecedência, coroou a boa campanha com o título da competição.

O Coxa retorna à Série A dois anos após o rebaixamento e celebra sua terceira conquista da Série B, isolando-se como o maior campeão do torneio. A equipe paranaense terminou com 68 pontos ao vencer o já rebaixado Amazonas por 2 a 1, em Manaus, com gols de Sebastián Gómez e Iury Castilho — Luan Silva marcou para o time da casa.

Além do Coritiba, mais três equipes carimbaram vaga na Série A de 2026: Athletico, Chapecoense e Remo. O Athletico garantiu o acesso ao engatar a quinta vitória seguida, batendo o América-MG por 1 a 0 na Arena da Baixada. O gol da classificação foi marcado pelo jovem João Cruz, revelado no clube.

A Chapecoense confirmou o retorno à primeira divisão ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0 na Arena Condá, com gol de pênalti do paraguaio Walter Clar. Já o Remo venceu o Goiás de virada por 3 a 1 no Mangueirão, empurrado pela torcida que lotou o estádio. Pedro Rocha e João Pedro (duas vezes) construíram a vitória remista após Willean Lepo abrir o placar para os goianos. Chape e Remo finalizaram empatados com 62 pontos.

Do outro lado, Goiás e Criciúma, que chegaram à rodada com chances de acesso, ficaram pelo caminho. O Goiás, que liderou boa parte da competição, acabou em 5º lugar com 61 pontos após perder para o Remo. O Criciúma também viu o sonho do retorno escapar ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Cuiabá, na Arena Pantanal.

Clubes que vão disputar a Série A em 2026

  • Coritiba – 68 pontos (campeão)
  • Athletico – 65 pontos (vice)
  • Chapecoense – 62 pontos (3º lugar)
  • Remo – 62 pontos (4º lugar)

Rebaixados para a Série C

Três equipes já haviam chegado à última rodada com o rebaixamento confirmado: Paysandu, Amazonas e Volta Redonda. A última vaga na zona da degola estava entre Athletic, Botafogo-SP e Ferroviária — e acabou ficando com a Ferrinha.

A Ferroviária perdeu por 2 a 1 para o Operário-PR, em Ponta Grossa, e não conseguiu escapar. Já o Botafogo-SP segurou um 0 a 0 com o Avaí e permaneceu na Série B. O Paysandu encerrou sua participação com derrota por 2 a 1 para o Athletic, que se salvou com o resultado. O Amazonas, por sua vez, havia perdido para o campeão Coritiba, enquanto o Volta Redonda empatou com o Vila Nova em Goiânia.

Rebaixados para a Série C:

  • Paysandu – 29 pontos (20º lugar)
  • Amazonas – 36 pontos (19º lugar)
  • Volta Redonda – 36 pontos (18º lugar)
  • Ferroviária – 40 pontos (17º lugar)

As quatro equipes darão lugar na Série B de 2026 a Ponte Preta (campeã da Série C), Náutico, Londrina e São Bernardo, que garantiram o acesso na terceira divisão.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *