Com novidades na equipe titular de Carlo Ancelotti, a Seleção Brasileira segue sua Data FIFA na Ásia, agora enfrentando a seleção mais forte do continente: o Japão.
Surpresa da última Copa vencendo Espanha e Alemanha, a Seleção Japonesa possui ótimos talentos e chega com moral para a Copa do Mundo de 2026. Enquanto isso, o Brasil, que não teve um ciclo nada linear, vai se fortalecendo a cada jogo e aposta, além da qualidade da equipe e do treinador, no retrospecto positivo contra os japoneses, já que em 13 jogos, nunca foi derrotado, com 11 vitórias e 2 empates no histórico.
No primeiro amistoso desta Data FIFA, o Brasil goleou a Coreia do Sul por 0x5, com gols de Estêvão(2x, Rodrygo (2x) e Vini, em uma ótima atuação coletiva da equipe de Ancelotti, que a cada jogo vai tomando mais forma do que o italiano pensa como ideal, apesar do pouco tempo de trabalho.
Possível escalação e mudanças na equipe
Com algumas mudanças para testes e novas oportunidades, até colocando jogadores que entraram ao decorrer de outros jogos com Carletto como titular, o treinador deve mandar o seguinte time à campo contra o Japão: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo, Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro (João Gomes), Bruno Guimarães, Paquetá, Vinicius Júnior, Luiz Henrique, Gabriel Martinelli.
Explicando, de certa forma, as mudanças realizadas para enfrentar o Japão, Ancelotti falou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13), destacando a importância da concorrência e motivação no ambiente da Seleção Brasileira, até que ele possa definir quem será selecionado para a Copa do Mundo de 2026, daqui há pouco menos de um ano.
“Os jogadores que estão aqui estão com motivação e têm que pensar que podem jogar. Um pouco de concorrência no time é bom para a motivação de cada jogador. Ter um time bem definido para a Copa do Mundo é bom, isso é óbvio, mas eu acho que nesse momento avaliar como trabalham diferentes sistemas é uma boa solução” – Carlo Ancelotti, em coletiva antes de Brasil x Japão. (Aspas retiradas do site oficial da CBF)
Ancelotti fala sobre equilíbrio da Seleção Brasileira
Equilíbrio talvez seja a palavra mais dita por Carlo Ancelotti neste início como técnico da Seleção Brasileira, algo que ele destaca sempre ser essencial para potencializar a qualidade técnica já conhecida dos jogadores brasileiros, usando de exemplo o jogo contra a Coreia do Sul, onde o Brasil foi muito bem, com e sem a posse de bola, com dois dos cinco gols saindo de recuperações no campo de ataque.
“Acho que o que buscamos é equilíbrio na equipe, é colocar como base o compromisso e a atitude de vencer a equipe para a qualidade que cada jogador do Brasil tem. Acho que o sacrifício e o compromisso do time nesse jogo foi muito bom e, na verdade, também com bola, o jogo contra a Coreia saiu bem” – Ancelotti, em coletiva antes de Brasil x Japão. (Aspas retiradas do site oficial da CBF)
A bola rola para Japão x Brasil a partir das 7h30, no horário de Brasília, com a partida acontecendo em Tóquio, no Ajinomoto Stadium ou Estádio de Tóquio, com transmissão oficial da Rede Globo, SporTV e GE TV.




