Em jogo remarcado, que estava previsto para acontecer logo após o Mundial de Clubes, Santos x Palmeiras estarão frente a frente na Vila Belmiro, no próximo sábado (15), a partir das 21h. Para esta partida, o Peixe terá Neymar como titular, após polêmicas na última derrota para o Flamengo, enquanto o Verdão terá uma série de desfalques, muito por conta da Data FIFA, além de Andreas e Allan suspensos.
Como Abel deve escalar a equipe do Palmeiras?
Muito provavelmente a maior preocupação da torcida palmeirense para esta partida é a própria escalação, já que vai ter praticamente um time inteiro de desfalques, entre convocações, lesões e suspensões.
- Convocados: Gustavo Gómez, Flaco López, Vitor Roque, Ramon Sosa, Facundo Torres, Joaquin Piquerez, Emiliano Martínez.
- Suspensos: Andreas Pereira e Allan
- Lesionados: Paulinho, Lucas Evangelista, Weverton
O treinador Abel Ferreira não escondeu sua insatisfação, já tendo falado sobre isso algumas vezes, apesar de dizer que o “futebol é assim” e precisa se adaptar para seguir o trabalho mesmo com tantos desfalques por conta das seleções nacionais.
“Os selecionadores são responsáveis nisso, há uma Data Fifa que é oficial, os selecionadores podem nos chamar, quem paga os salários somos nós, quem precisa deles somos nós. Mas o futebol é assim, e nós temos que nos adaptar. A direção já sabia como é que ia ser, portanto temos de nos adaptar e preparar com os recursos que temos para esses jogos.” – disse Abel Ferreira, sobre desfalques na Data FIFA. (Aspas retiradas do UOL)
O jogo entre Santos x Palmeiras não pôde ser realizado em julho porque, apesar do Verdão já ter voltado ao Brasil com alguma antecedência da data do jogo, tinha uma questão de férias a serem concedidas aos jogadores, fazendo com que a partida fosse remarcada, tendo que ser disputada neste momento.
Os dois se enfrentaram há pouco tempo, menos de uma semana atrás, com o Palmeiras saindo vitorioso utilizando sua equipe completa, vencendo por 2×0 com dois gols de Vitor Roque. Naquele dia, o Peixe não teve Neymar à disposição, que voltou a ser titular contra o Flamengo, na derrota por 3×2, e agora deve voltar a iniciar a partida no clássico de sábado.
Como chega o Santos?
Algumas palavras podem definir a situação do Santos no Campeonato Brasileiro, mas talvez a principal delas seja: Preocupação.
A equipe está em 17º, faltando poucas rodadas para o fim da competição, podendo reviver o filme que tem passado nos últimos 4 anos, brigando contra o rebaixamento, inclusive caindo para a Série B em 2023, podendo retornar à segunda divisão logo no ano em que subiu, o que seria devastador para o clube.
Para uma recuperação neste final, o Santos aposta no retorno de Neymar, que sofreu com muitas lesões e não consegui render o esperado nesta volta ao clube do litoral paulista. No último jogo, o comportamento do camisa 10 acabou chamando a atenção negativamente, algo que gerou muitas críticas a ele após a derrota para o Flamengo, no Maracanã.
A equipe deve ter Neymar como titular, a definir se será como meia, armando o jogo e transitando mais pelo meio-campo, ou como o homem mais próximo do gol, assim como atuou em jogos maiores, quando até se saiu bem em algumas poucas ocasiões.




