Reprodução / Instagram @santos
O empate por 1 a 1 entre Internacional e Santos, no Beira-Rio, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, acabou sendo negativo para ambos os times. Mas o prejuízo maior recaiu sobre o Santos, que voltou à zona de rebaixamento e atingiu sua menor probabilidade de permanência na Série A em toda a temporada: apenas 51,96%. O Colorado também viu sua projeção cair, perdendo 4,82 pontos percentuais e passando a ter 90,27% de chance de seguir na elite.
A mudança no cenário passa diretamente pelo Vitória. A equipe baiana deixou o Z-4 ao derrotar o já rebaixado Sport por 3 a 1, fora de casa, e protagonizou o maior salto da rodada: cresceu 25,85 pontos percentuais e agora aparece com 51,83% de probabilidade de se manter na Primeira Divisão em 2026.
Outro clube que sofreu forte queda foi o Juventude. Derrotado por 2 a 1 pelo São Paulo, na Vila Belmiro, o time gaúcho agora está a seis pontos do primeiro colocado fora da zona de rebaixamento e viu sua projeção despencar 6,74 pontos percentuais. Com isso, tem apenas 2,05% de chance de evitar a queda e pode se tornar o segundo rebaixado da competição já na próxima rodada.
O Fortaleza fecha o grupo dos que hoje ocupam o Z-4. Mesmo tendo um jogo a menos, já que enfrentaria o Atlético-MG, envolvido na final da Sul-Americana, o time cearense perdeu 3,77 pontos percentuais em razão do aumento da distância para sair da zona. Agora, tem 10,38% de possibilidade de seguir na Série A.
A matemática indica que, embora mais equipes ainda corram riscos, há quatro clubes diretamente envolvidos na briga para escapar das três vagas do rebaixamento. Quem respira com mais tranquilidade são Internacional, Ceará, Vasco, Grêmio, Atlético-MG, Corinthians e Bragantino, todos com mais de 90% de chance de permanência, embora ainda sem confirmação oficial.
Nesta altura da competição, o número que garante a permanência com total segurança é 47 pontos.
O cálculo é fundamentado em análises detalhadas de finalizações, histórico de 4.907 jogos do Brasileirão e na métrica internacional de expectativa de gols (xG), que mede a qualidade e a probabilidade de sucesso de cada chance criada.
Assim, fatores como ângulo, distância, tipo de assistência, parte do corpo usada, situação da jogada, valor de mercado dos elencos e até a altura dos goleiros entram na conta. Com isso, o modelo projeta a probabilidade de cada time vencer seus próximos jogos e simula, por meio de dez mil rodadas virtualizadas de Monte Carlo, todos os cenários possíveis até o fim do campeonato.
No que se refere à disputa por vagas na Libertadores, o Botafogo garantiu presença na edição de 2026 ao vencer o Grêmio por 3 a 2 no Nilton Santos. É a terceira classificação consecutiva, algo inédito na história do clube. Restam quatro equipes com chances matemáticas de ocupar as duas vagas ainda em aberto, mas Bahia (99,55%) e Fluminense (98,43%) já estão muito próximos da confirmação. São Paulo (1,98%) e Atlético-MG (0,04%) ainda aparecem com chances extremamente remotas.
A disputa mais aberta é pela vaga direta na fase de grupos da competição continental. O Mirassol, estreante na elite, praticamente assegurou seu lugar no G-5 com 99,14% de probabilidade. Já Botafogo (58,55%), Bahia (23,52%) e Fluminense (18,79%) seguem brigando por um espaço nesse bloco. Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro já estão assegurados nesta etapa.
No topo da tabela, as chances de título já estão matematicamente definidas. O Flamengo disparou nas projeções e aparece com 93% de probabilidade de ser campeão, seguido de longe por Palmeiras (6,15%) e Cruzeiro (0,85%). O time carioca pode até conquistar o título já nesta terça-feira: basta vencer o Atlético-MG, na Arena MRV, e torcer por uma derrota palmeirense diante do Grêmio. Caso o Flamengo vença e o Palmeiras apenas empate, o título ficaria muito próximo de ser confirmado, graças à ampla vantagem no saldo de gols — o Verdão precisaria tirar ao menos 22 gols nas últimas duas rodadas.
Segundo o Gato Mestre, a pontuação necessária para a conquista do título nesta temporada é 80 pontos.
Ainda no recorte internacional, os números da Sul-Americana indicam que São Paulo, Bragantino, Corinthians e Atlético-MG são os times mais próximos de confirmar lugar no torneio de 2026. Eles aparecem com probabilidades entre 90% e 98%. Outros clubes, como Grêmio, Vasco, Ceará e Internacional, ainda lutam diretamente, enquanto Santos, Vitória, Fluminense, Bahia e Fortaleza têm chances baixas, mas ainda existentes.




