Reprodução / Instagram @flamengo
O Campeonato Brasileiro de 2025 chegou ao fim neste domingo com o Flamengo já consagrado campeão antecipadamente. Mas a última rodada ainda trouxe definições importantes nas disputas por vagas em competições internacionais e na luta contra o rebaixamento.
Além do título rubro-negro, outras seis equipes garantiram presença na próxima edição da Libertadores. Um possível G-8 ainda pode se confirmar, caso Cruzeiro ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil, cenário que abriria mais uma vaga na pré-Libertadores para o clube que terminar em oitavo lugar.
As semifinais da Copa do Brasil começam nesta semana, com Cruzeiro x Corinthians na quarta-feira e Vasco x Fluminense na quinta. As finais estão marcadas para 17 e 21 de dezembro.
No Brasileirão, o Inter venceu o Bragantino e assegurou permanência na elite. Já do 8º ao 13º lugares, as equipes se classificaram para a Copa Sul-Americana de 2026, com possibilidade de o 14º colocado também entrar na lista, dependendo justamente do desfecho da Copa do Brasil.
A seguir, um resumo da configuração final da temporada:
Classificados para a Libertadores 2026
- Flamengo (campeão)
- Palmeiras
- Cruzeiro
- Mirassol
- Fluminense
- Botafogo (pré-Libertadores)
- Bahia (pré-Libertadores)
O São Paulo, 8º colocado, ainda pode ir à pré-Libertadores se Cruzeiro ou Fluminense levantar a Copa do Brasil.
Classificados para a Sul-Americana 2026
- São Paulo
- Grêmio
- Bragantino
- Atlético-MG
- Santos
- Corinthians
- Vasco*
Independente do resultado da Copa do Brasil, o Vasco já tem vaga garantida na Sul-Americana.
Rebaixados para a Série B 2026
- Ceará
- Fortaleza
- Juventude
- Sport
Vitória (15º) e Internacional (16º) terminaram a competição em uma zona intermediária, sem vaga em torneios continentais, mas livres do rebaixamento.
O fim da temporada também trouxe um dado marcante, Ceará e Fortaleza foram rebaixados juntos, encerrando a campanha de forma amarga após um ano irregular, mesmo com o Fortaleza chegando invicto às últimas oito rodadas antes da derrota que decretou sua queda.




