Na tarde do último domingo (14), Atlético-MG e Santos empataram em 1×1 pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um jogo repleto de polêmicas dentro e fora de campo, em um resultado que acabou sendo ruim para os dois times, que brigam na parte de baixo da tabela.
Análise do jogo
A partida teve início com domínio total do Santos, que jogou melhor que o Atlético, mesmo fora de casa, em pelo menos 3/4 do primeiro tempo, criando pelo menos três chances claras de gol, com duas delas sendo perdidas por Neymar, com um delas defendidas por Everson, e outra acabando em uma furada do craque do Peixe.
Na volta para o segundo tempo, o Galo igualou um pouco mais as ações, até que em uma falta desnecessária, Zé Ivaldo recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo e deixando a equipe santista com um a menos. Com isso, o Galo rapidamente abriu o placar com Igor Gomes, em uma bela jogada na qual o meia saiu cara a cara para marcar o primeiro gol da partida.
Mesmo com um a menos, o Santos ainda competiu e fez uma boa partida, que acabou ficando mais aberta a chances para os dois lados, por conta da desigualdade numérica.
Em um lançamento, Lyanco se atrapalhou com a bola e acabou cometendo pênalti em Tiquinho Soares, marcado por Bruno Arleu de Araújo. Sofrido por ele, o camisa 9 converteu e colocou o empate de volta no placar, por volta dos 42 minutos do segundo tempo.
Com 16 minutos de acréscimo por conta de muitas paralisações, o Galo de Sampaoli até partiu para cima do Santos, mas sem conseguir os três pontos, com a partida terminando em 1×1, na Arena MRV.
Situação com Gabriel Brazão
No início do segundo tempo, o goleiro Gabriel Brazão sofreu um choque, onde sua cabeça acabou sendo atingida pelo joelho do meia Igor Gomes, criando um inchaço muito grande em sua testa.
Mesmo com o protocolo de concussão, o goleiro do Santos seguiu em campo por mais 15 minutos, até desabar no gramado e pedir substituição, sendo levado embora do estádio de ambulância, direto para um hospital de Belo Horizonte.
Mais tarde, Brazão tranquilizou os torcedores nas redes sociais, com uma foto e uma legenda dizendo que foi apenas um susto, agradecendo o apoio de todos.
Polêmicas de arbitragem
A partida apitada por Bruno Arleu de Araújo teve algumas polêmicas…
O primeiro lance foi o pênalti pedido pelos santistas, que Scarpa teria cometido em Neymar, e não marcado pelo árbitro da partida, que nem foi chamado pelo VAR para a consulta do lance.
A expulsão de Zé Ivaldo, apesar de ter sido em um lance evitável, foi um acerto do árbitro, que aplicou o segundo amarelo para o zagueiro do Santos.
A outra grande polêmica da partida foi o pênalti de Lyanco em Tiquinho, esse sim marcado e convertido pelo Santos. A reclamação é de uma “cavada” do atacante do Santos, porém o lance não gerou discordância entre Bruno Arleu e o VAR, assim sendo mantida a decisão de campo.
Postagem de Neymar
Após a partida onde teve uma atuação bastante abaixo do esperado, sendo um dos jogadores com pior desempenho do jogo, principalmente na equipe do Santos, Neymar fez uma postagem criticando novamente o gramado sintético, em seus stories do Instagram.
“COMPROVADO. O Sintético é uma merda” – Neymar, em seus stories.