Com a vitória sobre o Vasco, em São Januário, por 0x2, o Mirassol conseguiu um feito histórico no Brasileirão 2025. Em sua primeira temporada na elite do futebol brasileiro, o clube do interior paulista está garantido não apenas na Libertadores do ano seguinte, mas sim na fase de grupos da competição, podendo planejar o calendário de uma maneira mais espaçada, tendo que aliar três competições na temporada 2026.
Com 66 pontos, ainda podendo chegar à 69, o time treinado por Rafael Guanaes contrariou todas as previsões, que colocavam o Mirassol como primeiro rebaixado da Série A, lá no começo da competição. Hoje, o Leão é o quarto colocado, ainda brigando e com a possibilidade de terminar em 3º lugar.
Ao fim do jogo em São Januário, onde o Mirassol venceu por 0x2, com gols de Renato Marques e Carlos Eduardo, os dois na segunda etapa, em momentos que apesar do Vasco ser melhor no jogo, a equipe paulista conseguiu aproveitar as chances que teve, saindo com a vitória e consequentemente, garantido na fase de grupos da Copa Libertadores 2026.
Além de Rafael Guanaes, treinador revelação do futebol brasileiro, com um trabalho maravilhoso à frente da equipe, o Mirassol conta com figuras conhecidas, que estão sendo muito importantes para o projeto, como Reinaldo, lateral com passagens por São Paulo e Grêmio, Walter, com anos de Corinthians, Felipe Jonathan, com passagem por Santos e Fortaleza, além de outras peças essenciais, que estão aparecendo para o futebol brasileiro em 2025, com uma campanha memorável.
Após a confirmação do que se tornou o objetivo do Mirassol ao longo da campanha, Rafael Guanaes se mostrou muito alegre e emocionado com a conquista histórica, superando todas as previsões, dedicando tudo isso ao torcedor e já se mostrando ansioso para o clima do José Maria Campos Maia, o Maião, no domingo, diante do Flamengo, que pode ser campeão na rodada atual, diante do Ceará.
“Hoje eu fui fiquei muito emocionado ao final do jogo por era muito difícil fazer o que aconteceu, então Deus nos abençoa demais, para que a gente pudesse superar essas expectativas. Então, é um feito realmente histórico e aí nosso torcedor com certeza tá tá muito feliz, tá muito grato também. Já tô na na expectativa de como vai estar nosso estádio no domingo ou sábado. Depende do Flamengo amanhã.” – disse o treinador. (Aspas retiradas do GE)
Já pensando em 2026, quando o Mirassol terá um calendário mais preenchido, Rafael já falou sobre o planejamento e a montagem do elenco, sem atropelar processos e respeitando os princípios do clube e da diretoria, que tem Paulinho como peça central, ex-jogador do Corinthians e do Barcelona.
“Agora o momento chegou. Agora carimbou, fase de grupos da Libertadores, graças a Deus. Então é hora de começar. Temos alguns dias para antecipar alguns processos e entrar em 2026 fortalecidos, dentro dos princípios culturais que são, muitos deles, inegociáveis. Vale uma conversa mais longa para falar desses processos, da cultura e de como um clube pequeno, de uma cidade pequena, consegue fazer algo tão grande. São muitos fatores, mas seres humanos caminhando na mesma direção conseguem fazer coisas extraordinárias.” – destacou Rafael Guanaes. (Aspas retiradas do GE)




